Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 31 de janeiro de 2010

Continua o debate: Serviluz diz não ao Estaleiro


Coluna ECOLOGIA do Jornalista EDGAR PATRICIO/ O POVO


Em Carta Aberta à população, organizações populares do bairro Serviluz repudiam a instalação do estaleiro no local. Elas temem a destruição, ou descaracterização, da praia do Titanzinho. A argumentação das organizações se baseia na opinião de ambientalistas que afirmam que haverá impactos ambientais não só no local da instalação do estaleiro, mas em toda a orla de Fortaleza. Quanto aos impactos sociais, as organizações lembram a remoção de famílias, as consequências para as práticas esportivas e culturais e a destruição da identidade e dos laços comunitários, "inclusive porque o governo aposta na divisão e no confronto na comunidade para fazer valer sua vontade", afirma a Carta.

As organizações ainda sustentam que faz tempo que pedem melhorias para o bairro. Mas só agora ""o Governador diz que se tiver o estaleiro investirá em saneamento básico, trabalho e esporte. Será que o governador não conhecia as carências do bairro ou será que ele está querendo nos chantagear e dizer que só investe se aceitarmos o estaleiro?". O Governador já sinalizou que deve investir no estaleiro, comandado por uma empresa privada, em torno de R$ 60 milhões em infraestrutura. Para as organizações do Serviluz, "bastava ele investir os R$ 60 milhões que vai doar à PJMR (uma empresa privada) em infra-estrutura urbana e social que seria uma verdadeira revolução de melhorias no bairro".

A Carta reafirma a situação do Serviluz como Zona Especial de Interesse Social. E que o Plano Diretor define o bairro como área prioritária para investimento em regularização fundiária e infraestrutura. Por isso, exigem o cumprimento da lei. "Estamos prontos para lutar pelo Serviluz que queremos". Assinam a Carta a Escolinha Beneficente de Surf do Titanzinho, a Escola de Surf Aloha, Titanzinho Surf Clube, Associação dos Moradores do Serviluz, Associação Comunitária Vila Mar, Associação Comunitária dos Moradores do Titanzinho, Associação dos Moradores do Farol do Mucuripe & Asmofam, Associação Beneficente Povo de Deus Casa de Nazaré, ONG Serviluz Sem Fronteiras e Movimento dos Conselhos Populares - MCP Serviluz.

Imagem aérea de uma pequena parte da Praia do Titanzinho e do Istmo Praia Mansa, em primeiro plano, com o conjunto portuário do Mucuripe, ao fundo. Fotografia de Gentil Barreira. Direitos autorais reservados. Publicada anteriormente em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=774672
Comentário da postagem: toda esta beleza cenica - Praia do Titanzinho e Istmo Praia Mansa - que poderiam se transformar em um magnífico parque público, dado o seu posicionamento na cidade de Fortaleza, como indicava a proposta Fortaleza Atlantica, também objeto de concurso público de idéias de arquitetura e urbanismo, pode está fadado a desaparecer. Comentário feito sob responsabilidade do Arquiteto José Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário