Com a nova etapa anunciada por Cid Gomes o Metrô de Fortaleza deve atingir áreas como a avenida Santos Dumont, passando pelo Colégio Militar e seguindo até o Papicu e a Cidade 2000, E de lá, indo em direção ao novo Centro de Eventos e a Universidade de Fortaleza (Unifor)
Henriette de Salvi
Jornal O Povo
23 Jan 2010
Um empolgado Cid Gomes anunciou ontem pelo microblog Twitter que determinou a licitação do projeto básico da Linha Leste do metrô de Fortaleza. O estudo estima em R$3 bilhões a obra, que terá seu início na Estação Central Xico da Silva (onde também se encontram as Linha Oeste e Linha Sul) e segue pela avenida Santos Dumont passando pelo Colégio Militar e seguindo até o Papicu, Hospital Geral de Fortaleza, Cidade 2000 e de lá passando pelo novo Centro de Eventos até a Universidade de Fortaleza (veja o mapa). Todo este trecho está previsto para ser subterrâneo.
Mas o fortalezense que já se animou com a possibilidade de fugir dos engarrafamentos da cidade a bordo de um metro moderno e rápido deve ter calma. De acordo com a assessoria de comunicação do Metrofor, neste momento está sendo feito a licitação do projeto executivo, que vai dimensionar como será a obra. O prazo para a conclusão do projeto é de 13 meses, e é somente depois disso que uma nova licitação vai definir a execução da obra.
Linha Sul
Apesar do prazo para a Linha Leste, a Linha Sul, que liga Pacatuba (Estação Carlito Benevides & atual Vila das Flores) a Parangaba já terá as primeiras composições VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ainda este ano. O veículo segue o mesmo modelo do que já está sendo utilizado na ligação entre Crato e Juazeiro. De acordo com Cid Gomes, que esteve visitando a fábrica Ansaldo Breda, que produz o equipamento em Nápoli, na Itália, em setembro serão entregues as duas primeiras unidades, que deverão ser testadas em seguida na linha que já existe.
A Linha Sul hoje funciona para o transporte de cargas e quando começar a transportar passageiros vai manter esta função. Serão então dois trilhos para que não seja preciso aguardar cada trem ir ou voltar. De acordo com a assessoria do Metrofor, depois da chegada em setembro das duas primeiras composições, a empresa italiana deve entregar mais uma por mês até chegar a 20 composições, o total do contrato.
Parangaba - Mucuripe
O trecho que vai ligar a estação da Parangaba até o Mucuripe (pela superfície), também será operado com VLT e, de acordo com Cid Gomes, custará cerca de R$ 350 milhões. A previsão do governador é de que este trecho (que é parte dos investimentos previstos para a Copa do Mundo) esteja pronto até 2014, ano do campeonato, que tem Fortaleza como uma das cidades-sede dos jogos.
As informações do governador foram divulgadas depois de uma reunião com as áreas do governo que cuidam do metrô de Fortaleza, segundo afirmação do próprio governador. Cid Gomes comentou ainda sobre a demora na concretização do metrô de Fortaleza (que teve as obras iniciadas em 1999), mas mostrou-se otimista com as novas estimativas. “Sei do descrédito das pessoas em relação a esta obra... mas estou convencido de que “agora vai!”, declarou.
SAIBA MAIS
- Metrofor foi criada em maio de 1997 para modernizar o transporte com trens metropolitanos de Fortaleza;
- As obras foram iniciadas em janeiro de 1999, mas paralisadas diversas vezes por falta de liberação de recursos;
- O Metrofor terá 43 km de extensão, sendo 4 km subterrâneos e 4,4 km de elevado.
Henriette de Salvi
Jornal O Povo
23 Jan 2010
Um empolgado Cid Gomes anunciou ontem pelo microblog Twitter que determinou a licitação do projeto básico da Linha Leste do metrô de Fortaleza. O estudo estima em R$3 bilhões a obra, que terá seu início na Estação Central Xico da Silva (onde também se encontram as Linha Oeste e Linha Sul) e segue pela avenida Santos Dumont passando pelo Colégio Militar e seguindo até o Papicu, Hospital Geral de Fortaleza, Cidade 2000 e de lá passando pelo novo Centro de Eventos até a Universidade de Fortaleza (veja o mapa). Todo este trecho está previsto para ser subterrâneo.
Mas o fortalezense que já se animou com a possibilidade de fugir dos engarrafamentos da cidade a bordo de um metro moderno e rápido deve ter calma. De acordo com a assessoria de comunicação do Metrofor, neste momento está sendo feito a licitação do projeto executivo, que vai dimensionar como será a obra. O prazo para a conclusão do projeto é de 13 meses, e é somente depois disso que uma nova licitação vai definir a execução da obra.
Linha Sul
Apesar do prazo para a Linha Leste, a Linha Sul, que liga Pacatuba (Estação Carlito Benevides & atual Vila das Flores) a Parangaba já terá as primeiras composições VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ainda este ano. O veículo segue o mesmo modelo do que já está sendo utilizado na ligação entre Crato e Juazeiro. De acordo com Cid Gomes, que esteve visitando a fábrica Ansaldo Breda, que produz o equipamento em Nápoli, na Itália, em setembro serão entregues as duas primeiras unidades, que deverão ser testadas em seguida na linha que já existe.
A Linha Sul hoje funciona para o transporte de cargas e quando começar a transportar passageiros vai manter esta função. Serão então dois trilhos para que não seja preciso aguardar cada trem ir ou voltar. De acordo com a assessoria do Metrofor, depois da chegada em setembro das duas primeiras composições, a empresa italiana deve entregar mais uma por mês até chegar a 20 composições, o total do contrato.
Parangaba - Mucuripe
O trecho que vai ligar a estação da Parangaba até o Mucuripe (pela superfície), também será operado com VLT e, de acordo com Cid Gomes, custará cerca de R$ 350 milhões. A previsão do governador é de que este trecho (que é parte dos investimentos previstos para a Copa do Mundo) esteja pronto até 2014, ano do campeonato, que tem Fortaleza como uma das cidades-sede dos jogos.
As informações do governador foram divulgadas depois de uma reunião com as áreas do governo que cuidam do metrô de Fortaleza, segundo afirmação do próprio governador. Cid Gomes comentou ainda sobre a demora na concretização do metrô de Fortaleza (que teve as obras iniciadas em 1999), mas mostrou-se otimista com as novas estimativas. “Sei do descrédito das pessoas em relação a esta obra... mas estou convencido de que “agora vai!”, declarou.
SAIBA MAIS
- Metrofor foi criada em maio de 1997 para modernizar o transporte com trens metropolitanos de Fortaleza;
- As obras foram iniciadas em janeiro de 1999, mas paralisadas diversas vezes por falta de liberação de recursos;
- O Metrofor terá 43 km de extensão, sendo 4 km subterrâneos e 4,4 km de elevado.
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