Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 31 de janeiro de 2010

Movimento em Defesa da Orla do Rio Guaíba


Foco de acaloradas discussões no ano passado, o futuro das margens do Guaíba continuará no centro dos debates municipais em 2010. A Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RS) já anunciaram que o tema estará entre as prioridades.

Entidades comunitárias, ambientalistas e instituições ligadas ao planejamento urbano também estão se mobilizando. Passada a votação do projeto do Cais do Porto e da revisão do Plano Diretor da cidade, eles concentram energias em uma nova iniciativa. Formaram um grupo para discutir o regime urbanístico e as formas de ocupação dos mais de 70 quilômetros de orla. A ideia surgiu no ano passado, após a consulta popular sobre o Pontal do Estaleiro, quando aproximadamente 20 mil porto-alegrenses opinaram sobre a construção de residências em um terreno particular nas margens do Guaíba.

Desde então, os ativistas se reúnem regularmente na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS). o Arquiteto Marcelo Allet apresentou o Relatório Orla elaborado pela SPM/ Secretaria do Planejamento Municipal da Prefeitura de Porto Alegre. O conjunto de proposições identifica e sugere intervenções, principalmente relacionadas à infraestrutura, como bares e restaurantes, para a parte mais ao Sul da beira do Guaíba - entre a Usina do Gasômetro e o bairro Lami. O mesmo levantamento está sendo feito agora na parte Norte.

Fonte: IAB/ RS

Um comentário:

  1. na minha opiniao nao deve ter nenhuma construçao na margem da orla rio quaiba pois deve ser per de prais para os porto alegre se desfrutar como no rio de janeiro santa catarina pernabuco e otros lugares honde a praia dirar todas as construçao da peira da agua da prai deve so ter uma avenida em toda orla sem construçoes na perada etc

    ResponderExcluir