Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 31 de janeiro de 2010

ARQUITETOS

Colegas Arquitetos
Venho assistindo nos bastidores estes diálogos entre a comunidade e não posso furta-me ao silêncio e ao comodo papel de espectadora. Faço aqui algumas considerações.

O Estaleiro

Até o presente momento não foi tornado público o projeto (detalhes que os especialistas possam opinar com segurança), tais como: o projeto de Arquitetura e urbanização, os estudos de vizinhança, o relatório de avaliação de impactos ambientais, ou seja, não vejo por parte do Governo, a intenção de divulgá-lo antes de "conquistar" na camara e prefeitura a viabilidade de sua execução no local anunciado. Isto, sendo bem delicada, representa um abuso de autoridade e desrespeito aos cidadãos.

Vejo, também, neste episódio, uma excelente oportunidade de posicionarmos a nossa profissão de Arquitetos e Urbanistas, frente aos desrespeitados munícipes, como o profissional que tem a melhor condição de opinar, contestar e propor novas soluções para um investimento, que não se pode discutir sua importância no processo de desenvolvimento. Desenvolvimento este, que vem sendo conduzido de maneira competentíssima pelos últimos governantes do estado nos quesito de dotar ao estado de infraestruturas estratégicas que impulsionam o crescimento econômico de nosso habitat.

O primeiro passo foi dado, haverá uma reunião com o Governador e a diretoria do IAB e nela serão colocados os assuntos e preocupações aqui discutidas.

Apresentação

Gostaria de me apresentar aos que lêem este blog.
Maria Inés Viviana de la Quintana Bruggemann Bandeira

Mais conhecida como Inés Bandeira
Sou Arquiteta e Urbanista, Formada pela Universidade Gama Filho, RJ em 1984.
Especialista em Desenho industrial com habilitações em projeto de produto e programação visual - UFAM, 1987; Especialista em Metodologia de Avaliação de impactos ambientais UFAM/UNIVERSIDADE DO TENESSE, 1988 e Mestre em Engenharia de transportes - UFC 2005. Atualmente Coordeno o curso de Arquitetura e Urbanismo da FANOR e sou diretora de Politicas Profissionais do IAB e Diretora da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo - ABEA.

Valorizando o Arquiteto e Urbanista

Ao assumir a Diretoria de Políticas Profissionais, binio 2010 - 2012, fui movida pela intenção de trabalhar pela nossa profissão que está muito desconhecida e esquecida dos cidadãos e sociedade, além de termos deixado que outros profissionais estejam cruzando nossa estrada e ocupando um espaço que está ligieramente descuidado.

Arquitetura é dos Arquitetos e Urbanistas, Urbanismo é dos Arquitetos e Urbanistas, Paisagismo é dos Arquitetos e Urbanistas, Arquitetura de Interiores é dos Arquitetos e Urbanistas e tantas outras áreas que têm sido deixadas livres para outros profissionais que por falta de ações e fiscalização nada tem sido realizado para resguardar nosso mercado de trabalho. O IAB tem a intenção de trabalhar para melhorar esta situação: a proposta é Valorização do profissional Arquiteto e Urbanista.

Em breve iremos apresentar aos senhores com algumas propostas que nos conduzam nessa direção. Estamos na fase de planejamento dessas ações e conto com a colaboração dos colegas para caminharmos no sentido da valorização profissional do Arquiteto.

Um abraço.

Maria Ines V. Q. B. Bandeira
Arq. M.Sc. Engenharia de Transportes
Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo - FANOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário