Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 31 de janeiro de 2010

XIX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Arquiteto Acacio Gil Borsoi/ Patrono do XIX Congresso
XIX CBA ARQUITETURA EM TRANSIÇÃO

O IAB Pernambuco convida os arquitetos para o XIX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XIX CBA), a ser realizado em Recife e Olinda entre 01 e 04 de junho de 2009. O CBA é um fórum de debates promovido pelo IAB DN desde 1945. O CBA já foi sediado pelas principais cidades do país, sempre com a mesma intenção de lançar desafios e avaliar as condições profissionais, além de divulgar a boa qualidade da arquitetura brasileira. A cidade de Recife já abrigou este importante fórum em 1957, com o tema ‘Arquitetura no Brasil – Urbanismo no Brasil’.

O XIX CBA conta com o apoio das entidades nacionais, tais como: FNA, ABEA, AsBEA, ABAP e FENEA.O Arquiteto Acácio Gil Borsói, foi escolhido como patrono do XIX CBA. Diplomado no final dos anos 40, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Brasil, Borsói radicou-se no Recife e desde 1950 e desenvolveu uma sólida carreira com projetos que estabeleceram novos parâmetros projetuais e colaboraram para a consolidação da arquitetura moderna nesta região do país.

O TEMA

A realidade contemporânea impõe uma diversidade e heterogeneidade de conceitos, formas, idéias, técnicas e métodos de produção, que têm sua manifestação no espaço da cidade e do território. Neste contexto, teorias, propostas, ações e intervenções na cidade e no território assumem caráter provisório e transitório, que muitas vezes contraria as tradições da disciplina arquitetônica. Hoje, os desafios para o exercício profissional exigem dos arquitetos e urbanistas, além de suas inerentes habilidades, posturas cada vez mais empreendedoras e uma atuação de maneira proativa, antecipando-se a demandas. Elaborar respostas em um complexo repertório de conhecimentos, métodos, processos, técnicas, ferramentas e materiais adequados à construção de sistemas ambientais sustentáveis e têm sido desafios constantes e atuais para os arquitetos.

Sob o conceito de “Arquitetura em transição”, propõe-se a debater os efeitos de movimentos cada vez mais efêmeros que abrangem tanto a disciplina Arquitetura, quanto às preocupações dos arquitetos brasileiros contemporâneos. Portanto, o conceito principal terá dois eixos temáticos de abordagens, um evidenciando a arquitetura propriamente dita e o outro o arquiteto.

Fonte: IAB/DN/ IAB/ PE/ IAB/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário