Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

FIEC não está convicta sobre apoio ao Estaleiro


Após três horas de apresentação e contestações sobre detalhes do projeto do Estaleiro Promar Ceará na Praia do Titanzinho, o setor industrial no Estado permanece sem convicção para apoiar o empreendimento. Assim como em outros setores, a grande dúvida é a localização e os industriais também disseram sentir falta de estudos que mostrem todos os efeitos da construção naquele local.

"Ainda tenho dúvidas com relação ao benefício total que um estaleiro dessa natureza traria sendo instalado no Titanzinho. Não ficou respondido qual a repercussão disso na vida de Fortaleza. Não ficou claro se há um plano maior, uma visão de longo prazo. As ruas serão as mesmas e as larguras das vias permanecerão. Colocando mais cargas e mais pessoas para serem transportadas pode estrangular o trânsito, se não forem executados outros projetos para atender essa demanda criada com o estaleiro", argumentou Roberto Macedo, Presidente FIEC/ Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

"É necessário. Queremos este investimento aqui no Estado. Trará benefícios para a sociedade, para nossa economia e é um mercado fabuloso, que tem muito a se desenvolver no País, podendo ainda ser incrementado com as plataformas para o pré-sal. Isso nos empolga e dos dá ânimo para a cadeia de produção", disse Macêdo. Antônio Balhmann, Presidente ADECE/ Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), num exercício de paciência, ouviu, ontem, na Fiec, vários questionamentos sobre o projeto e expôs toda a vontade do governo do Estado em não perder a oportunidade. Continuando, explicou Balhmann,"Temos que gerar informação para os setores e para a população no sentido de esta é a única área viável para os investidores", explicou Balman.

  • "O único erro é a localização" disse Affonso Taboza/ Diretor Administrativo FIEC, um dos críticos mais ácidos ao estaleiro na Praia do Titanzinho.
  • "Acho que é viável. O Ceará perde uma boa oportunidade de apoio unânime a um investimento que não pode ser rejeitado" José Dias Vasconcelos Filho/ Presidente SINDIQUIMICA, um dos únicos a se manifestar favorável à localização.
  • "Falta esclarecer custos de outras opções de local. Pode haver opção com maior custo econômico e menor custo social" Roberto Sérgio Ferreira, Presidente SINDUSCON.
  • "A localização é discutível e não há ainda estudos de impactos socioambientais, educacionais e no tráfego da região"Ary Albuquerque, Presidente IBAP.
Fonte: Caderno NEGOCIOS/ Diario do Nordeste por Guto Castro Neto. Foto Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário