Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Habitação popular no centro de São Paulo


RENOVA CENTRO - Programa de Habitação e Requalificação Urbana da COHAB SP vai reformar edifícios comerciais, residenciais e antigos hotéis na região da Sé e partes da Mooca. Os novos apartamentos terão entre 30 m² e 65 m² de área útil.

A Prefeitura de São Paulo assinou no dia 4 de fevereiro, decretos para a desapropriação de 53 prédios na região central, que darão lugar para 2,5 mil moradias populares. A iniciativa marca a primeira etapa do Renova Centro - Programa de Habitação e Requalificação Urbana, da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), que vai reformar edifícios comerciais, residenciais e antigos hotéis.

Uma parceria entre a Prefeitura e a FAUUSP/ Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ Universidade de São Paulo definiu os critérios para selecionar os prédios desapropriados. Além de uma avaliação técnica de conservação, segurança e arquitetônica, para determinar a possibilidade de adaptação, foram escolhidos edifícios abandonados e com condições jurídicas favoráveis à desapropriação.

Distribuídos ao longo da Subprefeitura da Sé e partes da Mooca, com ênfase nos distritos da Sé e República, os novos apartamentos terão entre 30 m² e 65 m² de área útil. Para a reforma, são previstos investimentos de R$ 400 milhões, que virão da própria Prefeitura e da Caixa Econômica Federal.

Após a assinatura dos decretos, o processo de requalificação dos imóveis ainda terá etapas de licitação, aprovação de projeto da empresa vencedora do edital e reforma das unidades habitacionais. Quarenta e três decretos de desapropriação, um para cada edifício, foram publicados hoje no Diário Oficial da Cidade. Os dez edifícios restantes já tiveram seus decretos publicados. A Prefeitura de São Paulo ainda não tem previsão de quando os editais de licitação serão lançados.

Fonte: Diversos
Comentário da postagem: Está ai um bom modelo e roteiro de intervenções urbanas que poderia er adotado por grande parte das maiores cidades brasileiras. No caso paulistano, a parceria da Prefeitura Municipal de São Paulo, através da COHAB/ SP com a FAUUSP. Replicando à Fortaleza teríamos de um lado a Prefeitura de Fortaleza e do outro a UFC através do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Isto tudo com a participação da CEF/ Caixa Economica Federal, através do GIDUR/ FOR - Gerencia Integrada de Desenvolvimento Urbano/ Fortaleza.

Um comentário:

  1. O centro de São Paulo é muito bonito, é pena que está entregue a vandalos. É complicada andar pelo centro a noite ou de dia. Eu acho muito importante a ideia de revitalizar da região central, porque irá fortalecer o comécio, entre outros beneficios, porém é muito importante que nesse projeto esteja incluido também a questão segurança.
    Gostaria de candidatar-me á compra de imóvel no centro,e se possível gostaria de saber com fazer para participar.

    Edival Santos

    ResponderExcluir