O Pecém não tem grande futuro, caro Romeu. Camocim é o melhor lugar. Se formos tombar toda a orla do Ceará, não sei o que mais se poderá fazer, pois há beleza e história em toda a parte. Temos que tomar cuidado para não sucumbirmos a miragens Neoluditas. Estaleiro emFortaleza não, é impossível.
Mas para Camocim será uma bênção dos céus. Sem falar que desde o século XIX empresários da Zona Norte e deParnaíba procuraram construir um bom porto em Camocim e sempre foramimpedidos por forças políticas que temiam o declínio de Fortaleza. A desativação da estrada de ferro Sobral - Camocim veio juntar-se aos atos contributivos que procuraram sepultar esta idéia. Agora, não hámais perigo de Camocim eclipsar Fortaleza.
O progresso não é mais exclusividade de portos. Fortaleza está consolidada e em breve disparará em progresso rápido e irrefreável. E é melhor que se saiba agora selecionar empreendimentos que poderiam deixar cicatrizes profundas e seqüelas permanentes na cidade.
Já sobre Pecém, quanto antes se reconheça o erro absurdo que foi sua construção, em mar aberto e desprotegido, melhor será. Para que o Estado possa começar novamente neste ponto, agora corretamente, a partir do zero. Deixe-se o Pecém em plano secundário, adjutório, no qual poderá se sair até muito bem, com suas limitações. Mas vale a pena também considerarItarema, onde já há um pequeno estaleiro para reparo de pesqueiros de alto mar e onde se delineia uma grande enseada à espera de ser amanhada e dragada. E Itarema é bem perto de Fortaleza.
Mas um bom porto em Camocim, como derivativo de um grande estaleiro, turbinaria o progresso da Zona Norte, da Ibiapaba, de Crateús, de Parnaíba e de todo o Piauí. Aliás, a Transnordestina deveria parar emCamocim. Seria perfeitamente condizente com uma nova realidadenacional que se está esboçando.
Escrito pelo Arquiteto Antonio José Brandão para o FORUM - ESTALEIRO, coordenado pelo Arquiteto Delberg Ponce de Leon.
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