Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

"O futuro pode estar em Camocim": Antonio José Brandão

O Pecém não tem grande futuro, caro Romeu. Camocim é o melhor lugar. Se formos tombar toda a orla do Ceará, não sei o que mais se poderá fazer, pois há beleza e história em toda a parte. Temos que tomar cuidado para não sucumbirmos a miragens Neoluditas. Estaleiro emFortaleza não, é impossível.

Mas para Camocim será uma bênção dos céus. Sem falar que desde o século XIX empresários da Zona Norte e deParnaíba procuraram construir um bom porto em Camocim e sempre foramimpedidos por forças políticas que temiam o declínio de Fortaleza. A desativação da estrada de ferro Sobral - Camocim veio juntar-se aos atos contributivos que procuraram sepultar esta idéia. Agora, não hámais perigo de Camocim eclipsar Fortaleza.

O progresso não é mais exclusividade de portos. Fortaleza está consolidada e em breve disparará em progresso rápido e irrefreável. E é melhor que se saiba agora selecionar empreendimentos que poderiam deixar cicatrizes profundas e seqüelas permanentes na cidade.

Já sobre Pecém, quanto antes se reconheça o erro absurdo que foi sua construção, em mar aberto e desprotegido, melhor será. Para que o Estado possa começar novamente neste ponto, agora corretamente, a partir do zero. Deixe-se o Pecém em plano secundário, adjutório, no qual poderá se sair até muito bem, com suas limitações. Mas vale a pena também considerarItarema, onde já há um pequeno estaleiro para reparo de pesqueiros de alto mar e onde se delineia uma grande enseada à espera de ser amanhada e dragada. E Itarema é bem perto de Fortaleza.

Mas um bom porto em Camocim, como derivativo de um grande estaleiro, turbinaria o progresso da Zona Norte, da Ibiapaba, de Crateús, de Parnaíba e de todo o Piauí. Aliás, a Transnordestina deveria parar emCamocim. Seria perfeitamente condizente com uma nova realidadenacional que se está esboçando.

Escrito pelo Arquiteto Antonio José Brandão para o FORUM - ESTALEIRO, coordenado pelo Arquiteto Delberg Ponce de Leon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário