A Câmara Municipal de Fortaleza debate amanhã, 29, em audiência pública a recriação do Instituto de Planejamento do Município (Iplam), órgão extinto em 1999. Segundo o propositor da audiência, vereador Gelson Ferraz (PRB), as Secretarias Executivas Regionais (SERs), que, conforme ele, passaram a dividir a responsabilidade do planejamento urbano, não dão conta desse papel.
Para ele, só um órgão de planejamento seria capaz de pensar a cidade no todo, e não em sete partes - referência à quantidade de secretarias regionais existentes em Fortaleza. "Com planejamento, a cidade cresce. Sem planejamento, ela incha."
O presidente do IAB-CE, Odilo Almeida Filho, participa do debate e leva a reivindicação dos arquitetos e urbanistas pela reestruturação do sistema de planejamento urbano da cidade. Ele acrescenta que Fortaleza, quinta cidade mais populosa do Brasil e uma das 100 maiores do mundo, é uma das únicas que não possuem um órgão com tal competência.
"A cidade continua crescendo de forma desordenada e desigual. Entendemos que somente dotada de um eficiente sistema de planejamento e controle urbano, com participação da sociedade e dirigido politicamente para a inclusão social, é que será possível garantir a requalificação urbana, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes."
A audiência está prevista para iniciar às 9h30min.
SERVIÇO
Audiência pública discute recriação do Iplam
Local: Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza (rua Thompson Bulcão, 830, Luciano Cavalcante)
Horário: 9h30min
Nenhum comentário:
Postar um comentário