Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 3 de março de 2010

Ceará é o segundo que mais desmata a Caatinga


O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou nesta terça-feira, 2, que o Ceará e a Bahia foram os dois estados brasileiros que mais desmataram a Caatinga no Brasil nos últimos seis anos. Juntos, eles desmataram quase 9 mil quilômetros quadrados do bioma. No Ceará, os municípios que mais desmataram foram Acopiara, Tauá e Boa Viagem.

Minc também informou que de 2002 a 2008 foram desmatados 16.576 quilômetros quadrados na Caatinga do País, o que equivale a 2% do bioma no Brasil. A área de Caatinga, mapeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é de 826 mil quilômetros quadrados. Desses, 45,39% não existem mais. Para o ministro, o número é muito alto. "Podemos dizer que equivale proporcionalmente à área desmatada na Amazônia se considerarmos que a Amazônia é cinco vezes maior que a Caatinga".

De acordo com os dados da pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, a principal causa da destruição da Caatinga deve-se à extração da mata nativa, que é convertida em lenha e carvão vegetal destinados principalmente aos pólos gesseiro e cerâmico do Nordeste. Outros fatores apontados foram as áreas criadas para biocombustíveis e pecuária bovina. O uso do carvão em indústrias de pequeno e médio porte e em residências também foi indicado.

"Para reverter a situação é importantíssimo pensarmos em uma matriz energética diferente para a região, como energia eólica, gás natural e pequenas centrais hidrelétricas", completou o ministro. Minc disse que o Banco do Nordeste estuda a criação do Fundo Caatinga, e que o Banco do Brasil tem a intenção de implementar o Fundo contra a Desertificação. O Minstério do Meio Ambiente pretende destinar ao Nordeste cerca de R$500 milhões oriundos do Pré- Sal para o Fundo Clima. O Ibama já planeja 25 grandes operações de combate ao desmatamento e ao carvão vegetal ilegal na região, que devem ocorrer simultaneamente a partir deste mês.

Fonte: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário