Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mil pedidos para licenças tramitam na Semace

Os gargalos dos licenciamentos ambientais no Ceará são complexos e precisam ser discutidos. A realidade é admitida até mesmo pela titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lúcia Teixeira, que ocupa o cargo há 8 meses. São aproximadamente mil pedidos de licenciamento que tramitam atualmente pelo órgão e cerca de 30 novos pedidos ao dia. ``Temos um governo empreendedor e por isso muita demanda, mas a Semace tem técnicos de 1977 e muitos são pessoas que vieram de outros órgãos``, explica Lúcia, destacando apenas um dos problemas que a superintendência enfrenta.

Para discutir essa e outras questões, estiveram reunidos ontem consultores ambientais, geólogos, sociólogos, arquitetos, engenheiros, empreendedores e juristas com o objetivo de encontrar soluções e promover a qualificação dos envolvidos. Para Lúcia Teixeira é necessário que ocorra uma descentralização, além de um acréscimo de mais de 100% no efetivo técnico do órgão. ``Já existem projetos nesta direção``, antecipa a superintendente.

De acordo com o geólogo Ricardo Teófilo o aspecto técnico é um dos mais importantes. Ele declarou que existem empreendimentos na Semace que estimam investimentos de R$2,8 bilhões que são analisados por técnicos que estão na função há dois meses. ``O Estado tem que buscar condições técnicas sobre o que e como fazer``, afirma.

Os aspectos jurídicos também foram amplamente debatidos no primeiro dia do seminário, que prevê um novo encontro no dia 5 de março. Para o primeiro painel estiveram a procuradora de Justiça do Ministério Público Estadual, Sheila Pitombeira; o advogado Aloísio Pereira; e o presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Rômulo Alexandre Soares. ``Em 30 anos tivemos um processo de globalização e não nos atentamos que nossa estrutura não estava adequada para a demanda``, disse a procuradora sobre a legislação atual.

Pereira ressaltou que é preciso definir de quem é a competência para que as licenças sejam emitidas. ``Há discrepância tanto na esfera administrativa como na esfera judicial``, explica. Ele sugeriu que a divisão de competências (órgão federal, estadual ou municipal) seja feita de acordo com o projeto. ``Pode não ser justo, mas tem que ser claro``, argumenta. Soares ratificou dizendo que não há segurança jurídica para os empreendedores, já que ocorre sobreposição de competências.

Saiba mais

1º Seminário sobre Licenciamento Ambiental no Ceará

Data: 5 de março

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Auditório da Cogerh

Temas:
- Estudos ambientais (avaliação e propostas para o aprimoramento da sua elaboração e análise; responsabilidade civil e funcional).

- Prazos de concessão e renovação de licenças.


NÚMEROS

300
TÉCNICOS SERIAM NECESSÁRIOS PARA QUE OS PROCESSOS FOSSES AGILIZADOS

110
NOVOS TÉCNICOS VÃO ASSUMIR CARGOS NA SEMACE.

Henriette de Salvi, jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário