No último dia do 133º COSU, o IAB-CE preparou para os conselheiros participantes um encontro com a história por meio do Hotel do Norte, edificação do século XIX recém-restaurado que será sede do instituto. A visita ao prédio foi guiada pelo arquiteto Domingos Linheiro, um dos autores do projeto de restauro.
Em cada espaço do prédio, Linheiro explicava detalhes históricos e descobertas feitas durante a execução do restauro. Um dos mais surpreendentes foi a de um poço localizado onde, à época, era o quintal do prédio. Dentro dele, conta o arquiteto, foram achados garrafas e pedaços de cerâmicas. Os objetos foram retirados e estão expostos em um corredor do local.
Já o poço se tornou atração: foram colocados vidros transparentes nivelados com o piso, de forma que é possível andar sobre ele. “Pode pisar”, incentivou Linheiro ao notar que os conselheiros se postavam ao redor do poço.
Cláudio Fisher, do IAB-RS, destacou a seriedade da pesquisa realizada por Linheiro e Rocha Júnior. “Eles seguiram as pegadas dos arquitetos anteriores e isso demonstra respeito e reverência. A obra é uma esperança para que a memória - não só cearense, mas brasileira - seja preservada.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário