Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 31 de março de 2010

IAB-CE defende recriação de órgão de planejamento


Uma das cem maiores cidades do mundo, Fortaleza clama hoje por políticas e ações de planejamento urbano efetivas e a longo prazo. Muito do desordenamento no qual a cidade está imersa se deve à ausência de um órgão de planejamento. Até 1999, a cidade contava com o Instituto de Planejamento do Município (Iplam), equivocadamente extinto.

A necessidade de Fortaleza dispor de um órgão desse tipo foi o assunto de audiência pública realizada ontem, 29, na Câmara Municipal de Fortaleza. Por iniciativa do vereador Gelson Ferraz (PRB), o evento debateu a recriação do Iplam. O parlamentar, inclusive, é autor de projeto de indicação nesse sentido.

O presidente do IAB-CE, Odilo Almeida Filho, foi um dos debatedores. Ele expôs o cenário de crescimento populacional da capital e relacionou o fenômeno com a importância do planejamento urbano, sobretudo no sentido de garantir um desenvolvimento sustentável.

INSTRUMENTOS - O novo órgão, segundo ele, deverá ser devidamente aparelhado com os recursos humanos e materiais necessários à realização de um trabalho de planejamento urbano eficaz. Nesse sentido, ele cita como importante o uso de sistema de geoprocessamento, ferramenta que permite relacionar dados relevantes na execução das atividades.

Odilo também mencionou que um bom planejamento urbano pode e deve utilizar determinados instrumentos de requalificação dos espaços urbanos como a Operação Urbana Consorciada e a realização de concursos públicos de ideias. Ele defende que esta é uma forma de obter bons resultados e valorizar a excelência profissional, reafirmando a Arquitetura e Urbanismo como patrimônio artistico e cultural da cidade.

Como encaminhamento, o presidente sugeriu que fosse criado um calendário de discussões que pudesse culminar na recriação do órgão de planejamento.

Embora não negue a importância de Fortaleza ter um novo Iplam, o secretário do Meio Ambiente e Controle Urbano, Deodato Ramalho, afirmou que, antes de a administração pensar em recriar o órgão, precisa superar alguns “condicionantes”, que dizem respeito, conforme ele, a trâmites burocráticos e a recursos financeiros.

O vereador Gelson Ferraz anunciou que vai convidar o IAB-CE para expor o assunto durante uma sessão plenária na Câmara Municipal. Além disso, ele informou que reunirá todos os pontos debatidos na audiência em um documento a ser encaminhado à prefeita Luizianne Lins.

FOTO: Genilson de Lima/Câmara Municipal de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário