Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 12 de março de 2010

Rio de Janeiro sedia Fórum Urbano Mundial

Nos dias 22 a 26 de março será realizado na cidade do Rio de Janeiro a 5ª edição do Fórum Urbano Mundial (FUM). Com o tema “O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido”, o evento é organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo governo brasileiro. A Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam) participa do FUM com atividades próprias. Paralelo ao FUM, ocorre o Fórum Social Urbano (FSU).

Durante o FUM, será deflagrada pela ONU uma Campanha Urbana Mundial. A idéia é manter instrumentos permanentes de debate e implementação das políticas e propostas que serão debatidas no FUM. Como descreve o documento do Fórum Urbano Mundial: “A Campanha Urbana Mundial que começa no Rio oferece um mecanismo para parceiros e instituições aproveitarem a riqueza do conhecimento, a informação especializada e a experiência produzida pelo Fórum Urbano Mundial para melhorar a política urbana nos níveis global, nacional e local”.

O FUM será também um espaço privilegiado para as reflexões a respeito da rápida urbanização, seu impacto nas cidades e sua relação com as mudanças climáticas no mundo. Conforme texto publicado na página da Conam, “é um espaço para ampliar a articulação dos movimentos e redes nacionais e internacionais, é o momento também de reforçar a luta pela redução das desigualdades, da pobreza e dos conflitos urbanos”.

Opinião da sociedade - Para a presidente da Conam, Bartíria Costa, é importante que a Conam e outras entidades representativas tenham participação ativa do Fórum Urbano Mundial “para que os governantes do mundo ouçam a opinião sociedade, representada por estas entidades”.

Paralelo ao FUM, movimentos sociais organizam o Fórum Social Urbano (FSU). Bartíria acredita que a realização de atividades paralelas é um prejuízo à participação das entidades no FUM, e defende que “o Fórum Social Urbano não pode ser um contraponto ao Fórum Urbano Mundial, deve ser um espaço para articulação de redes, como parte do processo do Fórum Social Mundial". Embora a Conam não tenha inscrito atividades no FSU, por discordar da agenda paralela ao FUM, Bartíria afirma que a Conam participará do principal espaço de articulação do Fórum Social Urbano, que é a Assembleia da Aliança Internacional de Habitantes (AIH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário