André Bloc, jornal O Povo
Em abertura ao projeto Encontros e Mostras de Linguagens Artísticas, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), começa hoje o Seminário Internacional Arte e Cidades na Sociedade Contemporânea. O encontro vai até o dia 29 e reúne estudiosos de Fortaleza, do resto do Brasil, França, Venezuela e Itália discutindo a relação da arte com diferentes cidades na sociedade contemporânea.
"Foi pensada uma programação que refletisse essa relação da cidade com a arte. Uma cidade que pense no contemporâneo e também viva nos momentos atemporais``, disse Rejane Reinaldo, coordenadora do projeto Encontros e Mostras de Linguagens Artísticas e coordenadora de Ação Cultural da Secult. De acordo com Rejane, o destaque é a multidisciplinaridade temática e a presença de estudiosos de diversas partes do mundo.
A abertura do Seminário Internacional é hoje, no auditório do Centro Dragão do Mar, a partir das 15 horas, contando com a presença do secretário de cultura do Ceará, Auto Filho. O primeiro dia reserva ainda espaço para discussões sobre as Amazonas e Pentesileia, em dois momentos diferentes, em palestras guiadas pelo professor Camille Dumoulié e pela professora e teatróloga Elisa Toledo, sobre a Literatura e a tragédia, com a professora e escritora Tércia Montenegro e, para encerrar o dia, a professora Gabriela Reinaldo apresenta sua palestra Fronteira, limite e tradução: as ondulações da cobra coral de Montaigne a Caetano Veloso.
Temática
``O grande tema do seminário é a arte e a cidade & uma discussão sobre arte e cidade na arte contemporânea. E a discussão entra nas mais diferentes vertentes, desde a (palestra de) Beatriz Furtado e sua visão do digital, audiovisual das cidades a (palestra de) Pierfranco Malizia, que discute a humanidade da cidade na poesia de Aldir Blanc``, destacou Rejane Reinaldo.
Nos três dias de Seminário, o encerramento traz uma diferente apresentação artística para os presentes. O primeiro dia traz ao palco do Ponto de Cultura Teatro da Boca Rica, ao lado do Dragão do Mar, o espetáculo de dança DeVir com a Cia Dita, com direção e coreografia de Fauller. No segundo dia, a apresentação é do Elenco do Experimento Cômico, com texto da dramaturga e palestrante Lina Prosa (que apresenta sua palestra logo antes da apresentação). No dia final, o evento traz uma noite de autógrafos e um recital poético, com a Academia de Letras e Artes do Nordeste, Fórum de Literatura do Ceará e Academia Fortalezense de Letras.
EMAIS
- O Seminário faz parte do projeto Encontros e Mostras de Linguagens Artísticas, que reúne em diferentes partes do Ceará grupos especializados em diversas linguagens artísticas. Os Encontros ocorrem até o dia 30 de junho.
- A coordenadora do projeto destaca que além da parte reflexiva, representada pelo Seminário Internacional, um dos focos do projeto é a formação de jovens em diferentes áreas artísticas e de diferentes partes do Estado.
SERVIÇO
Seminário Internacional Arte e Cidades na Sociedade Contemporânea - Abertura hoje, às 15 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 & Praia de Iracema). Programação para os dias 27, 28 e 29 de abril, com encerramento dia 29 (quinta-feira), às 23 horas. Entrada franca (sujeita a lotação do auditório)
Nenhum comentário:
Postar um comentário