Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Brasília: A Missão Cruls


Foi no governo do Marechal Floriano Peixoto, em 1892, que deu-se a criação da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Sua missão era demarcar a área de 14,4 mil km2 destinada a sediar a futura Capital do País, como estava previsto no Artigo 3º da Constituição de 24 de fevereiro de 1891.


O astrônomo belga Luiz Cruls, naturalizado brasileiro, foi encarregado de chefiar a Comissão constituída de geógrafos, agrônomos, engenheiros, médicos e militares. Batizada de Missão Cruls, seus 21 membros saíram do Rio em 9 de junho de 1892. O jornalista e historiador goiano Jarbas Marquês lembra que o movimento pela transferência da Capital do litoral para o centro do Brasil teve suas origens quando o Rio de Janeiro foi invadido pelo pirata francês Jean François Duclerc, em 1710. Naquele tempo, Marques de Pombal idealizou a cidade de Nova Lisboa. Longe do litoral, em pleno Planalto Central.


O jornalista José Hipólito escreveu no seu "Correio Braziliense" um artigo em que defendia a capital do Império no centro do País. A transferência também foi defendida por José Bonifácio de Andrada. O Patriarca da Independência escreveu: "Parece-me muito útil que se levante uma cidade central no interior do Brasil para assento da Corte da Regência.


"Até os nordestinos, que se envolveram com o movimento revolucionário Confederação do Equador, queriam "fundar em lugar fértil, sadio e abundante de água, uma cidade central que, pelo menos, distasse 40 léguas da costa do mar". Com o passar do tempo, muitas outras manifestações ocorreram em favor da mudança da capital. O Senador João Lustosa da Cunha apresentou projeto propondo a transferência do Rio para Monte Alto, no interior da Bahia. O Artigo 3º da Constituição de 1891 dizia: "Fica pertencente à União, no Planalto Central. Uma zona de 14,4 mil quilômetros quadrados que será oportunamente demarcada para nela estabelecer-se a futura capital federal".


Foi o marechal Floriano Peixoto que pegou o pião na unha. Criou a Missão Cruls que foi do Rio para o Planalto Central fazer a demarcação. O marco deixado pela Missão está até hoje em Planaltina, município goiano, que hoje faz parte do Distrito Federal.Foi o presidente Juscelino Kubitschek que no dia 18 de abril de 1956 assinou a mensagem de Anápolis, encaminhando ao Congresso Nacional o projeto de lei nº 2.874 criando a Companhia Urbanizadora da Nova Capital. A Novacap começou a construir sua sede onde hoje fica a região Administrativa da Candangolândia. Foi de lá que Israel Pinheiro começou a implementar o plano piloto de Lúcio Costa.


Fonte: Jornalista Wilson Ibiapina/ Diário do Nordeste. Imagem da construção do Congresso Nacional. O Congresso Nacional foi, segundo trabalhadores da época, a obra que mais deu trabalho para ser construída. Arquivo Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário