Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ceará não pode prescindir de um estaleiro, afirma Lula

Sérgio de Sousa e Samira de Castro, Diário do Nordeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em Fortaleza, que "o Estado não pode prescindir de um estaleiro", referindo-se ao projeto do Estaleiro Promar Ceará, cujo local para instalação continua indefinido, aguardando pronunciamento da prefeita Luizianne Lins (PT), após estudos técnicos para apontar a área viável dentro ou fora da Capital cearense.

"Se Deus quiser, ele será construído aqui", salientou o presidente, ao participar da solenidade em comemoração aos cinco anos do programa Agroamigo, do Banco do Nordeste (BNB).

A decisão sobre o local onde o estaleiro deve ser instalado foi adiada, novamente, pela prefeita na última segunda-feira. Ela esteve presente, junto ao presidente Lula e o governador Cid Gomes, à tarde, na aula inaugural do Projovem Urbano, no Ginásio Paulo Sarasate. Entretanto, a chefe do Executivo Municipal não concedeu nenhuma entrevista à imprensa, que buscava um esclarecimento para a postergação da decisão.

Audiência

O presidente Lula informou que a prefeita pediu uma audiência com ele, em Brasília, na próxima quinta-feira, mas não detalhou se tratariam do assunto.

No início da solenidade, a prefeita chegou a ser convidada ao palco preparado para o evento, mas só assumiu sua cadeira cerca de meia hora depois, chegando juntamente com o presidente Lula da Silva e o governador Cid Gomes. À noite, em coletiva de imprensa após a inauguração do Banco de Sangue Umbilical e Placentário de Fortaleza, o governador esclareceu a demora na entrada da prefeita, e falou sobre o assunto do estaleiro, mas sem trazer grandes novidades. "Estive com o presidente o momento todo da presença dele aqui, momentos públicos e momentos privados. No Paulo Sarasate, a Luizianne pediu pra conversar um momento privado com ele, não sei se lá tratou do assunto, ou se ela deixou pra tratar na quinta-feira", disse. Segundo ele, a polêmica não foi tratada entre as três lideranças de Executivo: "ele só me perguntou como é que estava, eu disse que estava ainda nessa pendência", assinalou Cid.

Bancada

A demora na definição da prefeita Luizianne Lins em apontar um possível local para o estaleiro em Fortaleza não preocupa, contudo, a bancada do PT nas câmaras federal e estadual. Para deputados e vereadores da base aliada, a chefe do Executivo Municipal age com cuidado para avaliar os impactos econômicos e ambientais do empreendimento. "A prefeita quer avaliar essas questões. Nenhuma gestão de bom senso evitaria um empreendimento desses, que vai gerar empregos e renda", afirmou o deputado federal Eudes Xavier (PT/CE), que também participou da visita do presidente Lula a Fortaleza, ontem pela manhã, no BNB.

Final feliz

Dizendo acreditar em um "final feliz" para o estaleiro, Xavier, no entanto, defendeu a vocação da cidade para o turismo e o setor de serviços. "O estaleiro, a refinaria e a Unilab são projetos que um Estado como o Ceará não pode prescindir", afirmou o parlamentar petista. Já o líder da Prefeitura na Câmara Municipal, Acrísio Sena, voltou a explicar que a demora na definição do local do empreendimento naval parte da necessidade que a gestão teve de elaborar um "estudo eminentemente técnico" para avaliar os impactos do estaleiro. "Durante todo o processo de discussão, a prefeita nunca recebeu do investidor um projeto para poder avaliar o impacto ambiental", justificou.

Segundo o vereador petista, construir um estaleiro do porte do Promar Ceará representa aterrar uma área equivalente a 100 vezes o campo do estádio Castelão. "São 100 hectares de aterramento de mar, representando um bairro do tamanho do Meireles", acrescentou.

Na opinião dele, os estudos, encomendados pela Prefeitura, com base nos levantamentos feitos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE), são importantes para definir a viabilidade do equipamento na orla marítima da Capital. "Os estudos foram feitos por profissionais qualificados e já estão nas mãos da prefeita Luizianne Lins. Cabe à ela, ainda nesta semana, apresentar sua decisão à imprensa". Acrísio Sena destacou, ainda, que o sentimento do presidente Lula, do governador Cid Gomes e da própria prefeita Luizianne Lins é de que o empreendimento fique no Ceará. Já o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT), limitou-se a declarar que "é preciso aguardar a decisão da prefeita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário