Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 9 de junho de 2010

"Quero o estaleiro no Ceará", afirma Lula sobre o empreendimento

Tiago Coutinho, jornal O Povo

Se depender da vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o estaleiro Promar ficará no Ceará. “Espero e quero que o estaleiro seja feito aqui. Esse Estado não pode prescindir de um estaleiro”, afirmou o presidente durante a solenidade de comemoração de cinco anos do programa Agroamigo, ontem no Banco do Nordeste.

O evento aconteceu pouco após uma conversa de aproximadamente 30 minutos entre o presidente e o governador Cid Gomes (PSB) - ambos foram vagos quando perguntados pela imprensa sobre o encontro. A prefeita Luizianne Lins, presidente estadual do PT no Ceará, não esteve presente nem na conversa nem no evento do BNB.

A cobrança sobre o estaleiro acontece numa semana decisiva, em que Luizianne prometeu anunciar a decisão final da prefeitura sobre a instalação do empreendimento - de acordo com uma prévia da análise técnica feita por órgãos municipais, já divulgada pela assessoria de imprensa de Luizianne, nenhum local do litoral de Fortaleza seria adequado para receber o empreendimento, o que poderá inviabilizá-lo no Ceará.

Em seu discurso, Lula aproveitou para mostrar as obras do governo federal que estão sendo feitas no Ceará. Destacou a importância da refinaria que, segundo ele, será “muito maior” que a de Pernambuco, mas lamentou o fato de a obra não ter sido ainda iniciada. “Por que não começamos ainda a terraplanagem? Já era para ter começado”, cobrou.

Lula reclamou ainda das inúmeras fiscalizações existentes no Estado, que impedem a construção das grandes obras. “Meu caro doutor, presidente do Tribunal de Justiça. Ah se você fosse presidente da República ou governador do Estado... Para fazer uma obra neste país está difícil”, ironizou, olhando para Ernani Barreira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará.

Segundo Lula, está previsto para o Ceará, juntando verbas dos Programas de Aceleração do Crescimento 1 e 2 (PAC), um total de aproximadamente R$ 46 bilhões. “Se continuar nesse ritmo, nos próximos 10 anos, a gente passará pelo Nordeste e verá uma revolução que não estava nos livros de história”, disse.

Recado a Tasso

Em seu discurso, Lula deixou ainda um recado implícito ao senador Tasso Jereissati (PSDB), um de seus maiores opositores no Senado. O presidente disse ter o desejo de lançar a pedra fundamental da Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ainda este ano e fez um apelo ao senador Inácio Arruda (PCdoB), relator do projeto: “Converse com os senadores, mesmo com aquele que não gosta de nós. Fale para ele que o Lula quer lançar a pedra fundamental com o Cid, antes de deixar a Presidência”, riu.

BASTIDORES

>Corintiano, Lula falou sobre a situação do Ceará no Campeonato Brasileiro. Disse que irá torcer para que no próximo jogo, dia 14 de julho, o Corinthians e o Ceará empatem. “Tenho fé que o esporte no Nordeste cresça mais, eu chego a torcer que dê um 0 a 0”.

>Antes da convenção estadual do PSB, Lula e Cid Gomes devem se encontrar. Segundo o presidente, os dois possuem agenda conjunta no próximo dia 21 de junho, quando participam de um evento da Transnordestina na cidade de Salgueiro, em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário