Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

domingo, 6 de junho de 2010

Ecos do 19º CBA: Projeto Recife Olinda


Está em curso um dos maiores projetos de requalificação, reordenamento e estruturação urbana do Brasil, o Projeto Turístico Cultural Recife Olinda, que vai uma extensão de quase 10 quilometros deste porção litoranea interemunicipal, da Praia do Pina, junto a Boa Viagem até Olinda e tem o apoio de 4 bancos internacionais oficiais BIRD/ BNDES/ BID e CAF a partir de um Plano de Negócios que foi elaborado pela empresa protuguesa Parque Expo S/A, gestora de reformulação do Parque das Nações/ Expo 98, consolidado na região do Trancão, entre o municípios de Lisboa e Amadora: uma das maiores operações urbanas de Portugal com investimentos da ordem de mais de 5 bilhões de euros.

Quanto ao Projeto Turístico Cultural Recife Olinda, infelizmente as informações mais atuais e fluentes sobre o mesmo não existiam no 19 CBA. Nem em exposição institucional, nem em folders explicativos, nem em publicações, nem com a maquete volumétrica das intervenções em pauta. Tivemos que ir atrás destas informações deste "bichin", que preve investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão e contrapartidas privadas de mais de R$ 3 bilhões e de tudo mais que não estava exposto no Congresso junto a NTOU/ Núcleo Técnico de Operações Urbanas do Governo do Estado de Pernambuco. Ninguém sabe e ninguém viu qualquer infromação sobre a publicação referencial do mesmo.

Esta mega proposição do Projeto Turístico Cultural Recife Olinda merece um simpósio internacional sobre seu conteúdo, suas diretrizes e a extensa pauta e intervenções propostas através de investimentos diretos e/ou operações urbanas. Observação do Arquiteto José Sales responsável por esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário