Entre os dias 7 e 28 de outubro de 2010, Fortaleza recebe a exposição de fotografias “Arquitecturas Populares: Memórias do Tempo e do Patrimônio”, do arquiteto português António Menéres. As obras estarão expostas no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941, Centro)
Menéres, professor aposentado da Universidade do Porto, visita o Brasil pela 17ª vez. O arquiteto mantém estreita relação de amizade com arquitetos cearenses, já tendo estado em Fortaleza em vários momentos. Já na cidade do Porto, é considerado uma espécie de “cônsul arquitetônico” para os brasileiros que visitam a cidade portuguesa.
A exposição é composta de 83 fotografias divididas em blocos temáticos, que são: As velhas memórias; Ambientes; Habitação; A Arquitetura do trabalho: o sol, a terra e a água; A Arquitetura do sentimento religioso; O “saber” do detalhe; e Gentes. A mostra remonta ao período em que Menéres, recém-formado, participou do Inquérito à Arquitetura Portuguesa, realizado pelo Sindicato dos Arquitetos Portugueses há 50 anos. Ele integrou a “equipa” dirigida pelo conhecido arquiteto Fernando Távora.
Depois da abertura da exposição, Menéres visita outras cidades brasileiras e estará de volta à Fortaleza no dia 28 de outubro para proferir duas palestras: uma no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre a exposição e outra no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC sobre projeto de sua autoria de uma igreja nova inserida em um ambiente tombado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário