Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sábado, 2 de outubro de 2010

Fortaleza recebe exposição de fotografias de arquiteto português


Entre os dias 7 e 28 de outubro de 2010, Fortaleza recebe a exposição de fotografias “Arquitecturas Populares: Memórias do Tempo e do Patrimônio”, do arquiteto português António Menéres. As obras estarão expostas no Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941, Centro)

Menéres, professor aposentado da Universidade do Porto, visita o Brasil pela 17ª vez. O arquiteto mantém estreita relação de amizade com arquitetos cearenses, já tendo estado em Fortaleza em vários momentos. Já na cidade do Porto, é considerado uma espécie de “cônsul arquitetônico” para os brasileiros que visitam a cidade portuguesa.

A exposição é composta de 83 fotografias divididas em blocos temáticos, que são: As velhas memórias; Ambientes; Habitação; A Arquitetura do trabalho: o sol, a terra e a água; A Arquitetura do sentimento religioso; O “saber” do detalhe; e Gentes. A mostra remonta ao período em que Menéres, recém-formado, participou do Inquérito à Arquitetura Portuguesa, realizado pelo Sindicato dos Arquitetos Portugueses há 50 anos. Ele integrou a “equipa” dirigida pelo conhecido arquiteto Fernando Távora.

Depois da abertura da exposição, Menéres visita outras cidades brasileiras e estará de volta à Fortaleza no dia 28 de outubro para proferir duas palestras: uma no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre a exposição e outra no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC sobre projeto de sua autoria de uma igreja nova inserida em um ambiente tombado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário