Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Irmãos Nasser Hissa ganham retrospectiva




Naara Vale, jornal O Povo

Tudo começa com rabiscos. Um após o outro, meio que sem saber onde vão dar, sempre a mercê da criatividade e das mãos hábeis de arquitetos sem limites para criar. Aos poucos, os riscos traçados na prancheta vão dando forma concreta aos desejos de acolhimento do outro, pois como bem definiu o arquiteto Vladimir Ribeiro, “o arquiteto faz seus os sonhos alheios; toma de empréstimo o desejo natural de abrigo e o transforma em matéria-prima do seu ofício”. Há 40 anos, os arquitetos-irmãos Francisco e José Nasser Hissa fazem da concretização do sonho alheio um exercício diário da sua profissão e para marcar as quatro décadas de realizações, lançam hoje, às 19h, na Livraria Cultura, o livro “Nasser Hissa – 40 anos”.

Com apresentação de Valdimir Ribeiro e seleção de material dos irmãos Hissa, a obra é fruto de uma necessidade sentida pelos arquitetos de registrar parte da história da arquitetura de Fortaleza que vem sendo traçada ao longo desses 40 anos a partir de suas mãos. “Acho que é preciso começar a fazer um registro da nossa arquitetura. Não é todo dia que a gente completa quarenta anos”, orgulha-se José Nasser Hissa, arquiteto e professor aposentado do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). “O livro é apenas um registro porque no corre-corre do escritório, nós não temos tempo para fazer um material mais detalhado”, avisa.

Apresentados em fotos e desenhos, a obra reúne alguns dos mais significativos projetos de arquitetura e urbanismo elaborados pelo escritório Nasser Hissa Arquitetos Associados. Alguns deles, não foram sequer executados, tais como o “Ícone de Fortaleza” e a “Revitalização do Centro da Cidade”, projetos que venceram concursos públicos de arquitetura, mas ainda não foram concretizados. A maioria deles, no entanto, já compõe o cenário da capital cearense há algum tempo e são ícones da cidade. É caso, por exemplo, do primeiro shopping, o Center Um, concretizado há 31 anos.

Os 40 anos de ofício dos Nasser Hissa, entretanto, não guardam apenas registros de uma arquitetura antiga ou que ainda não foi materializada. Muito pelo contrário. Os irmãos-arquitetos, ao lado da sua equipe hoje com mais de 30 funcionários, ajudaram a compor a paisagem urbanística de Fortaleza, em especial, o bairro da Aldeota e Meireles, onde se concentram boa parte dos arranha-céus cheios de elegância e requinte projetados por eles. Quem anda por essas bandas (e por outras também), certamente já usufruiu da criatividade dos dois, mesmo sem saber. Quer apostar?

Se você já fez compras no Shopping Del Paseo ou no Varanda Mall (aquele da Livraria Cultura); ou já se consultou em um dos consultórios do Harmony Medical Center; ou mesmo já assistiu a alguma missa na Igreja Nossa Senhora de Lourdes (a das Dunas), é porque já pôde conhecer um pouco da diversidade criativa dos arquitetos que não seguem preferem não seguir moldes, nem se prenderem a um estilo. “Cada projeto tem uma expressão própria, nós não temos um estilo que nos aprisione, a gente só toma cuidado para não se repetir”, explica José Hissa.

A lista de projetos assinados pelos dois é enorme e já ganhou a reverência de alguns dos mais bem conceituados colegas de profissão. “Os irmãos Hissa vêm mudando a paisagem urbana de Fortaleza. O trabalho exercido com extrema sensibilidade e competência enveredou pelo campo da atividade empresarial, tornando a atividade arquitetônica uma exigência antes quase despercebida”, atesta o arquiteto e professor aposentado da UFC, Roberto Martins Castelo. “Neste sentido, ajudou significativamente a consolidar a arquitetura no Ceará”, completa o professor.

SERVIÇO

NASSER HISSA – 40 ANOS
Quando: Hoje, 23 de novembro, às 19 horas
Local: Livraria Cultura (Av. Dom Luiz, 1010 - esquina com Sem. Virgílio Távora – Shopping Varanda Mall)
Preço: R$ 63
Outras: 4008 0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário