Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sabiaguaba ²

O Plano de Manejo da Sabiaguaba que pretende traçar normas que orientem a ocupação sustentável do contexto local - Área de Proteção Ambiental (APA) de Sabiaguaba e do Parque Natural Municipal das Dunas, partes do Rio Coaçu e encontro deste com o Rio Cocó, em desenvolvimento a partir de contratação da SEMAM/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano e coordenação do Prof. Dr. Jeovah Meireles/ Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará é uma notável experiência de modelagem do território municipal e merece todo o apoio da sociedade em geral, do Legislativo Municipal, da Universidade e de setores ambientalistas em particular. Só que o mesmo por por tratar-se de fato de um Plano Setorial Urbano requer a participação de arquitetos/ urbanistas, os profissionais com habilitação legal para definir conteúdos de ordenamento e estrutural do território conforme preceitua a Legislação em vigor.

No nosso entendimento, conviria que a SEMAM/ Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano se manifestasse a respeito desta atecnia quando à metodologia de abordagem e equipe técnica deste conjunto de proposições em pauta, assim como o IAB/ Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento do Ceará e o CREA.CE/ Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Ceará, de forma a melhor contribuir para orientar as necessárias correções para estes encaminhamentos, para que os mesmos se deem de forma mais adequada.


Professor/ Arquiteto/ Urbanista José Sales

Vice Presidente do IAB/CE

Conselheiro Titular da Camara da Arquitetura CREA/CE

2 comentários:

  1. Caro Professor José Sales.

    Importantes, pertinentes e necessárias as suas consideração. Semana passada foi definida uma reunião no IAB para tratar do tema e ocorrerá amanhã, quinta-feira às 19h.

    Momento em que iremos também apresentar o andamento dos trabalhos, a metodologia para cumprir as exigências do SNUC, os resultados alcançados com mais de 10 seminários já realizados, colaboração de arquitetos e a proposta preliminar de zoneamento.
    Atenciosamente,
    Jeovah Meireles

    ResponderExcluir
  2. Caro Professor Jeovah
    Só agora acessei o Blog do IAB/ CE e vi seus comentários. Espero que durante a próxima reunião da entidade possamos conversar em detalhe sobre o importante assunto em pauta.
    Cordialmente
    José Sales

    ResponderExcluir