Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Praia do Futuro: IAB quer concurso de ideias


Thays Lavor, Diário do Nordeste

Diante da determinação da Justiça Federal de demolir as 153 barracas da Praia do Futuro, o Instituto de Arquitetos do Brasil Regional Ceará (IAB-CE) propôs a realização de um concurso nacional de projetos para requalificação da orla, assim como foi feito com a Beira-Mar.

O presidente da instituição, Odilo Almeida Filho, informou que a questão vem sendo discutida nas reuniões do IAB-CE e que um documento está sendo formulado para futura apresentação à autoridades e à sociedade. "Nesse documento, sugerimos as diretrizes que norteiam a reorganização da Praia do Futuro, assim como aconteceu com a Beira-Mar, ou seja, o concurso nacional de projetos", explicou Almeida Filho.

Ele disse ainda que, antes da realização do certame, é fundamental que haja um acordo entre os ocupantes - no caso, os barraqueiros - e as autoridades que têm gestão sobre a área. "A partir daí, pode-se lançar as bases para o concurso e quais elementos devem ser projetados".

O arquiteto e urbanista Romeu Duarte Júnior, também integrante do conselho superior do IAB, explicou que os projetos a serem apresentados deveriam ter, no mínimo, quatro modelos de barracas, "para, assim, não ficar uma diferença muito grande entre elas. No caso, o grande diferencial seria o serviço a ser disponibilizado por cada permissionário". Duarte acrescentou que a participação da Prefeitura de Fortaleza é fundamental, "porque, se ela se omite, o que vai acabar acontecendo será somente a demolição, o que acabará com o turismo".

Desdobramentos

A Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura informou que as intervenções na Praia do Futuro estão previstas no Projeto Orla. Porém, o Município deve pronunciar-se a respeito quando houver decisão definitiva sobre os desdobramentos da determinação judicial. A presidente da Associação dos Empresários da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, disse acreditar que a discussão é interessante, "mas precisamos entendê-la melhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário