Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mais cultura para dar mais vida ao Centro



Pedro Rocha, jornal O Povo

O antigo San Pedro Hotel, que já recebeu no passado autoridades políticas e celebridades do mundo artístico, hoje abriga em seus 12 pavimentos a sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará - Crea-CE. Diante da Catedral de Fortaleza, o prédio recebeu esse fim de semana mais uma utilidade. A cobertura do edifício agora é ocupada pelo Centro Cultural do Crea-CE, inaugurado no último sábado (11).

O espaço conta com uma cafeteria e uma galeria de arte, além disso foi inaugurada no térreo uma biblioteca dedicada a livros da área, legislação profissional e normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas. Mas o melhor mesmo é a paisagem que a cobertura do antigo hotel oferece, com vista para as costas leste e oeste da cidade, além do mar adiante.

A exposição de abertura do centro cultural é dedicada à história do San Pedro e a reforma feita no prédio pelo Crea. “A gente quer mostrar o que nós fizemos na reforma, mas logo em seguida vamos começar com uma programação diversificada, interligando exposições de fotografia, pintura e lançamento de livros”, explica Antonio Salvador da Rocha, presidente da entidade e pró-reitor de extensão da Universidade Federal do Ceará. “Nesse espaço de exposição, nós vamos priorizar as manifestações artísticas dos engenheiros, arquitetos e agrônomos, mas também vamos disponibilizar o espaço para outras pessoas”.

Para Salvador, a abertura do centro cultural é mais uma ação para reafirmar a posição do conselho de sinalizar para a cidade a necessidade de se requalificar o Centro, que na opinião do professor ainda está longe de oferecer as condições urbanísticas que deveria.

“As ações que foram feitas, como, por exemplo, a recuperação e revitalização do Passeio Público, foram ações importantes, mas que se perdem quando se olha no entorno e vê as calçadas ocupadas de forma irregular, com entulhos, com caixas, com vendedores ambulantes. Você não consegue transitar no Centro da cidade hoje. Tem engarrafamentos nas vias e engarrafamentos na calçada. Infelizmente as melhorias foram muito poucas. São coisas isoladas, pontuais”, avalia.

Circuito cultural

De todo modo, a inauguração de mais um centro cultural no Centro Histórico chama a atenção para a cada vez maior concentração de equipamentos culturais no bairro mais tradicional de Fortaleza. Para a diretora do Theatro José de Alencar, Izabel Gurgel, são cerca de 30 equipamentos concentrados no bairro.

“Uma coisa que eu me pergunto é como é possível você ter o Centro que a gente tem e fazer vigorar um discurso que é tão catastrófico sobre o Centro. Domingo passado, fui pro piquenique do Passeio Público, depois visitei o velho mercado, fui no Raimundo dos Queijos, no Sobrado Zé Lourenço e voltei pro Passeio Público no começo da tarde. Em qualquer lugar do mundo, esta combinação resultaria numa experiência outra de cidade”, questiona Izabel, que confessa ter uma visão parcial do assunto pela seu forte apego com o bairro.

Entre as transformações positivas, ela cita como exemplo a diminuição em oito linhas do fluxo de ônibus na Rua General Sampaio, que era responsável por um ruído que chegava a causar trepidações no palco principal do Theatro, e a reforma do Sobrado Dr. José Lourenço, que de um prédio em ruínas tornou-se uma das melhores galerias de arte da cidade. “É inevitável o reconhecimento da potência de vida do Centro e a necessidade de um tratamento mais digno, um cuidado com essa área da cidade. Qualquer projeto que você implante a partir do Centro, ele pode ecoar muito mais facilmente na vida da cidade.”, afirma Izabel.

Por quê

Entenda a notícia

A inauguração do Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará, no antigo San Pedro Hotel, no Centro, é uma das formas encontradas pela entidade para reafirmar a necessidade de uma requalificação do bairro mais tradicional da cidade e que há tempos sofre com problemas urbanísticos.

SERVIÇO

CENTRO CULTURAL DO CREA-CE

O que: mais novo equipamento cultural do CentroOnde: Rua Castro e Silva, 81, esquina com Rua Floriano Peixoto.

Informações: 3453.5800.
IMAGEM: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário