Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 13 de abril de 2011

POR UMA FORTALEZA CRIATIVA

Joaquim Cartaxo

Em 13 de abril, Fortaleza completará 285 anos que foi tornada vila e sede de poder politico-administrativo. Entretanto, abandonada e pobre, aguardará o início do século XIX para viver os primeiros sinais de prosperidade econômica proporcionados por atividades de comércio e serviço.
Um fator politico - a separação da capitania do Ceará da capitania de Pernambuco - e outro econômico - a transformação do porto da vila em escoadouro da produção algodoeira - são responsáveis pelo surgimento dessas atividades que delinearão a futura função comercial da cidade
associada às funções política e administrativa, transformando-se assim em uma comunidade urbana, isto é, uma comunidade com mercado.

Como ponto de escoamento da produção algodoeira do Ceará, Fortaleza insere-se no mundo industrial favorecida pela valorização do algodão no mercado internacional pela indústria têxtil inglesa. De lá para cá, a vila transformou-se em metrópole. A cidade consolidou seu papel comercial e alcança o século XXI com o enfrentamento de construir ambientes sustentáveis e inovadores, que fortaleçam os fatores favoráveis e removam os que emperram o desenvolvimento com oportunidade para todos.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO é uma idéia para construí-los, pois entende que as cidades cada vez mais centralizam a indústria criativa e a diversidade cultural. Essa idéia-força se realiza, por exemplo, com um programa de desenvolvimento de longo prazo apropriado pela comunidade; um pacto de governança entre instituições públicas, privadas e do terceiro setor; cultura diferenciadora, educação e investimento em tecnologia.

Daqui a 15 anos, a capital do Ceará comemorará 300 anos. Nesse período, a ser acordado política e socialmente, poderemos realizar estudos e práticas de construção de uma Fortaleza Criativa, uma metrópole para congregar pessoas, diversidades e conectar local e global, passado e futuro.

JOAQUIM CARTAXO é arquiteto, mestre em planejamento urbano e regional
e 1 vice-presidente do PT/Ce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário