Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Inscrições para o ENCAC 2011 vão até o dia 29 de julho

O ENCAC 2011 ocorrerá entre os dias 17 e 19 de agosto, com atividades pela manhã e à tarde.  Na programação estão previstas palestras de convidados, mesas redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos (artigos, comunicações técnicas e posters). As inscrições dos trabalhos vão até o dia 29 de julho e podem ser feitas pelo e-mail bienalrio@gmail.comO cadastro dos integrantes de cada grupo também deverá ser feito pelo mesmo e-mail.


Este ano, em paralelo com o evento, teremos a exposição dos projetos dos estudantes inscritos na VII Bienal José Aroztegui para avaliação dos jurados e reuniões dos GTs. Logo que a etapa de seleção dos artigos for concluída, divulgaremos a programação detalhada.

---------

Ao longo das duas últimas décadas, o ENCAC tem se mantido coerente com a proposta de ser um fórum de discussão dos aspectos voltados para melhoria do conforto ambiental, eficiência energética, ergonomia e avaliação pós ocupação (APO). Como consequência natural, a questão da sustentabilidade ambiental vem se impondo como uma premissa a ser atendida na relação entre o espaço construído e seu entorno. 

Uma arquitetura para o presente deveria ser estabelecida de modo a considerar as questões do meio ambiente, e gerar um reequilíbrio ecológico na relação. Esse processo transfere para o indivíduo uma grande responsabilidade pelos seus atos, e a consciência ecológica remete ao verdadeiro sentido da vida, sendo fundamentada a conscientização, educação de hábitos e comportamentos nas relações humanas e destas com o meio ambiente.

O conceito de sustentabilidade envolve uma abordagem em que entram valores históricos, estéticos, ambientais, sociais, culturais, políticos e morais. Significa, sobretudo, a utilização da criação e do conhecimento técnico para projetar e construir em harmonia com o meio ambiente, de modo que a edificação venha apresentar mínimos impactos ambientais adversos, reduzindo seu insumo de recursos energéticos não renováveis, além de prover qualidade para a vida das pessoas.

No ENCAC 2011 o tema “Conforto Ambiental na Arquitetura e no Urbanismo: Uma Reflexão além da Técnica” pretende avançar esta discussão reforçando o foco no usuário. Os desastres ambientais que têm acontecido em todo o país, no início de 2011, foram excepcionalmente cruéis com a Região Serrana do Rio de Janeiro. A resposta do clima ao descaso com que o meio ambiente vem sendo tratado impõe uma mudança de atitude. Agora, mais do que nunca, cabe a nós – atores envolvidos na produção do espaço construído – assumir nossa parcela de responsabilidade no processo.

Uma Reflexão além da Técnica significa pensar de que modo o produto de nossas pesquisas atende as reais necessidades e anseios dos usuários, possibilitando que o conforto não seja uma simples ausência do desconforto. Significa também, ir além da comparação entre dados quantitativos, de forma que a eficiência e a técnica sejam aliadas ao projeto na produção de espaços de qualidade em suas diferentes escalas (urbana, arquitetônica e de interiores).

AREAS TEMÁTICAS


  • Acústica dos Edifícios e das Cidades
  • Clima Urbano, Planejamento Sustentável e Patrimônio Sustentável
  • Conforto Térmico
  • Desempenho térmico, Ventilação e Bioclimatologia
  • Eficiência Energética
  • Iluminação Natural, Artificial e Conforto Visual
  • Avaliação Pós-Ocupação aplicada ao Conforto Ambiental e à Ergonomia




Leia mais: http://www.ugf.br/encac2011/index.php/encac2011/ENCAC2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário