Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cerca de 58% das empresas da construção realizam ações na área da responsabilidade social

Segundo estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, parte das medidas são encaradas de forma estratégica pelas companhias

Mauricio Lima



A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou hoje (17) o resultado do estudo "Responsabilidade social na construção, um panorama da atuação social no setor", que apontou que 58% das 202 empresas entrevistadas promovem trabalhos na área de responsabilidade social, com destaque para aquelas localizadas nas regiões Norte e Nordeste. A pesquisa, realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, utilizou como parâmetro a ISO 26000, que estabelece o que seria a responsabilidade social empresarial (RSE).


Segundo a CBIC, 24% dessas empresas desenvolvem ações de forma estratégica, o que significa que seguem todos ou cinco dos seguintes critérios: ações sociais em seu planejamento estratégico; avaliação de suas ações sociais; divulgação de suas ações sociais; aumento de investimentos em ações sociais; pelo menos uma pessoa trabalhando 20 horas na área de RSE; e a empresa contrata consultores em RSE para apoiar ou aprimorar suas ações sociais.

Além disso, a pesquisa mostra que 36% têm ações regulares (atendem a três ou quatro destes critérios) e outras 40%, ações pontuais (respondem até dois critérios). Apesar de 58% promoverem trabalhos nessa área, 19% das empresas entrevistadas não conhecem o conceito de RSE.

Para Rachel Mello, diretora do Instituto FSB Pesquisa, "os dados mostram a crescente importância e a valorização da responsabilidade social no setor da construção, além do foco estratégico no trabalhador".

Segundo a pesquisa, as áreas nas quais as empresas vêm atuando de forma mais significativa são: meio ambiente, saúde, geração de trabalho e renda e educação. 13% dos dirigentes entrevistados admitiram promover somente uma modalidade de ação de RSE, enquanto 36% assinalaram sete ou mais áreas.

Ainda, a pesquisa aponta que Sesi e Senai são considerados os principais parceiros nas atividades, seguidos pelos sindicatos e ONGs.

Para acessar a pesquisa na íntegra clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário