Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Norma estabelece requisitos mínimos para sistemas de emergência contra incêndios em túneis

Projeto fica em consulta pública até 4 de julho e será aplicável somente para sistemas de sinalização e de comunicação de emergência

Mauricio Lima



Está em consulta nacional até o dia 4 de julho, no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o projeto de criação da Norma 24:301.13-003 - Sistemas de segurança contra incêndio em túneis - Sistemas de sinalização e de comunicação de emergências em túneis. O objetivo da norma é apresentar requisitos e critérios de prevenção e de proteção em casos de incêndio ou outras emergências que ocorram em túneis pelo país.

A normalização foi desenvolvida pelo Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio da ABNT (CB-24), sob coordenação do engenheiro Anthony Brown. A norma será aplicável somente para sistemas de sinalização e de comunicação de emergência relacionados à prevenção e proteção contra incêndio de usuários, cargas transportadas e patrimônio público ou privado nos túneis urbanos, subaquáticos, rodoviários, metroviários e ferroviários. Segundo Brown, a norma não se refere à manutenção desses sistemas, que é de responsabilidade da empresa operadora do túnel.

O projeto prevê que os usuários consigam saber rapidamente a localização de sistemas de combate ao incêndio, rotas de fuga e saídas de emergência.

São considerados sistemas de comunicação de emergência aqueles que, ativos e passivos, permitem a garantia da comunicação de incêndio no interior do túnel. Segundo o projeto, eles deverão ser operados de forma eletrônica a partir de um Centro de Controle Operacional (CCO), envolvendo radiocomunicação, sonorização, sinalização de emergência e transmissão de sinais dos sistemas de detecção instalados no túnel.

Segundo o engenheiro, acidentes com incêndios não são frequentes em túneis, mas quando ocorrem podem se tornar catastróficos.  "Se o gestor de túneis não estiver preparado e treinado para combater e controlar o incêndio, teremos como resultado a perda de vidas e veículos e danos sérios ao patrimônio do túnel", diz Brown.

FONTE: http://www.piniweb.com.br/construcao/infra-estrutura/norma-estabelece-requisitos-minimos-para-sistemas-de-emergencia-contra-incendios-215571-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário