Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 12 de julho de 2011

ABCP e IAB-SP promovem um concurso nacional de projetos

A ABCP  e o IAB/SP promovem um concurso nacional  para estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo com o tema "Cidades Cicláveis - Sistema cicloviário na cidade de São Sebastião do Paraíso – MG"




A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), entidade promotora, juntamente com o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo (IAB/SP), entidade organizadora, institui a presente seleção de projetos destinado a premiar 3 (três) propostas elaboradas por estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo, regularmente matriculados em faculdades brasileiras, orientados por professor(a) arquiteto(a) dos quadros de suas faculdades, sobre o tema Cidades Cicláveis - Sistema cicloviário na cidade de São Sebastião do Paraíso – MG, usando sistemas construtivos à base cimento portland.

Apresentação
Verifica-se no planejamento urbano atual a escolha de diretrizes baseadas no incentivo dos meios não motorizados de transporte, na construção de passeios públicos acessíveis e na incorporação da bicicleta - diretrizes que em conjunto trazem benefícios diretos à qualidade de vida dos cidadãos. Novos padrões de deslocamento dos habitantes baseados em meios de transporte não motorizados são fundamentais para a construção de padrões mais elevados de qualidade de vida. A bicicleta é um elemento que potencializa esta transformação, desde que as cidades a incorporem no sistema de mobilidade urbana, proporcionando estruturas urbanas eficientes, seguras e conscientizando a sociedade através de programas que incentivem o uso. Consciente destas questões a ABCP criou o Programa Soluções para Cidades, que objetiva ser parceiro dos municípios, apoiando a efetivação de políticas e obras que resultem em melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Esta segunda edição do Prêmio Soluções para Cidades é mais uma iniciativa do Programa, que em seu projeto piloto, já realizou diversas outras atividades na Região onde se encontra o município de São Sebastião do Paraíso - MG, cidade escolhida para ser vitrine do Programa.

1. Do Objeto
1.1. Desenvolvimento de um sistema cicloviário contemplando:

1.1.a. Proposta de uma rede de circulação para ciclistas que interligue equipamentos urbanos considerados relevantes pela equipe. Não é necessário conectar todos os equipamentos, mas é indispensável justificar a escolha. (Consultar o Mapa Equipamentos Urbanos);

1.1.b. Desenho conceitual do perfil de vias cicláveis em duas ruas de diferentes dimensões na Zona Central da cidade. (consultar levantamento das ruas na pasta São Sebastião do Paraiso - Perfil Ruas);

1.1.c. Estudo Preliminar de um pólo cicloviário (usando sistemas construtivos à base cimento portland) com elementos de apoio ao ciclista, contendo:

1.1.c.1. Oficina mecânica, para reparo de bicicletas e troca de peças;

1.1.c.2. Bicicletaria, para venda de peças e equipamentos;

1.1.c.3. Bicicletas de aluguel, espaço para 20 bicicletas;

1.1.c.4. Guarda volumes, com espaço para mochila e capacete;

1.1.c.5. Sanitários, masculino e feminino (acessíveis);

1.1.c.6. Estacionamento de bicicletas, com área para 50 bicicletas;

premiosolucoesparacidades2011@iabsp.org.br

DOWNLOAD BASES DO CONCURSO

FONTE: IAB-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário