Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Representantes do CENPq e do SENAI nacional avaliam projetos da mostra INOVA-2011

Eles estiveram em Curitiba nesta quarta-feira e participaram como avaliadores dos projetos inovadores que compõem a mostra, que é realizada pelo Senai e o Sesi-PR, junto com a Olimpíada do Conhecimento

O nível de qualidade dos projetos que participam da Mostra Inova- 2011 foi ponto comum destacado pelo coordenador de desenvolvimento em inovação tecnológica do CNPq, Cyrio Dellezzopolles, e pelo analista de desenvolvimento industrial do Senai Nacional, Alysson Andrade Amorim. A Mostra Inova é um concurso realizado pelo Senai e o Sesi para estimular a criatividade e o empreendedorismo de seus alunos, professores e técnicos. A edição 2011 acontece nesta semana, no complexo Sesi/Senai da Cidade Industrial de Curitiba, junto com a Olimpíada do Conhecimento Senai.

Os representantes do CNPq e do Senai Nacional visitaram a Olimpíada do Conhecimento e a Mostra Inova nesta quarta-feira (06). Eles participaram como avaliadores dos projetos.

Nesta edição, o concurso reúne 52 projetos inovadores desenvolvidos por alunos, professores e técnicos do Senai e do Sesi-PR.

Além desses, participam 18 projetos desenvolvidos por indústrias paranaenses, em parceria com profissionais do Sesi e do Senai. Eles são apresentados como casos de sucesso, pois já se constituem em produtos, processos ou serviços inovadores. Todos os projetos passam pelo crivo de 60 avaliadores, que selecionarão os mais inovadores. Os vencedores serão anunciados e premiados nesta quinta-feira, no Sesi/Senai CIC, a partir das 16h30.

“Os projetos têm nível fantástico. Avaliá-los e selecionar é uma dura missão”, afirmou Dellezzopolles, do CNPq. “Com essa iniciativa, o Senai e o Sesi não só ajudam as empresas a inovarem, mas plantam a semente da inovação nos jovens. Isso é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Todos os países desenvolvidos têm como base a cultura da inovação”, afirmou. O CNPq é parceiro do Edital Senai/Sesi de Inovação, iniciativa que apoia as indústrias que queiram inovar para elevar a competitividade. O apoio se dá através de investimentos nas unidades do Sesi/Senai que ajudam o desenvolvimento dos projetos das indústrias. O CNPq participa com bolsas para estudantes, que atuam dentro das empresas para ajudar a implementar o projeto. “É uma parceria muito importante. O Brasil deveria ter mais iniciativas como essa”, afirmou Dellezzopolles.

Alysson Amorim, do Senai Nacional, enfatizou a importância do concurso para a formação profissional dos jovens. “Eles são estimulados a ter novas idéias e a transformá-las em projetos inovadores. Tem de viabilizar os projetos, buscar parceiros e, depois, submeterem-se à avaliação. Isso tudo é uma experiência única na vida dos jovens, que amplia a empregabilidade, pois as indústrias de hoje buscam profissionais criativos, empreendedores, que busquem soluções e resolvam os problemas das empresas”, disse ele.

Fonte: Hnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário