Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Engenheiro alerta para precariedade dos materiais reciclados

Segundo Sérgio Ângulo, gestão de resíduos nos canteiros e qualidade dos produtos reaproveitados ainda são inadequados

Mauricio Lima

"O processo de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil no Brasil ainda está muito precário", afirmou o pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Sérgio Ângulo. De acordo com o engenheiro, a Política Nacional de Resíduos Sólidos pode até regulamentar a gestão de resíduos, mas ainda é necessário evoluir a discussão sobre reciclagem. "Primeiro temos que resolver a questão global de gestão de resíduos para depois cuidar de resíduos da construção", diz.

Além disso, Ângulo demonstra preocupação com a qualidade do material reciclado, já que muitos produtos apresentam problemas. "Nós temos de olhar também com mais atenção para o que ainda não tem como ser reciclado", complementa.

Ângulo também chama a atenção para o fato de que a maior parte dos resíduos gerados na construção civil vem de autoconstruções e reformas e, na maioria das vezes, não são levados para os Ecopontos porque não há conhecimento da população sobre esses locais. O pesquisador ainda cita as dificuldades da gestão de resíduos na construção: "Dificilmente o engenheiro vai parar de trabalhar na obra para implantar um sistema de reciclagem no canteiro", disse.

O tema foi discutido durante o primeiro dia do 4º Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável (SBCS 11), realizado ontem (4) pelo Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS), em São Paulo.

Fonte: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário