Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Paisagismo é sinônimo de beleza e valorização


A busca pela praticidade substituiu o gramado por piso cerâmico e as famílias se afastaram cada dia mais do contato diário com a natureza. O quintal totalmente impermeável não permite, por exemplo, que os moradores sintam o cheiro tão característico de terra molhada, porque a água da chuva escorre direto para a rua asfaltada.

Mas a corrida pelo ambiente prático que exige pouco trabalho está perdendo a velocidade.

Viver cercado de verde, de flores e de todos os elementos que nos conectam com a natureza, mais que uma tendência, tem se tornado uma necessidade vital. Muitos já sentem a falta do cheiro e da beleza das flores e começam a buscar imóveis que contemplam o apelo ecológico e sustentável.

O paisagismo enche os olhos dos clientes não só pela beleza, mas porque é um dos aspectos que valorizam o imóvel. "O paisagismo está mesmo em alta porque permite um convívio maior com a natureza e cria um microclima que melhora a temperatura", comenta a arquiteta Milena Buzzo, da Ecoingá Empreendimentos.

Segundo ela, pelo menos oito em cada dez clientes pedem projetos que contemplem o paisagismo. Milena explica que, na construtora, a integração com a natureza já faz parte dos projetos apresentado aos clientes.

Segundo ela, em imóveis já prontos, cabe ao arquiteto encontrar a melhor solução para colocar um pouco da natureza dentro ou fora de casa. "É importante parar de construir destruindo. Se não mudamos essa prática, não vai sobrar nada para as futuras gerações", alerta a arquiteta.

Divulgação


Estudos apontam que o projeto paisagístico pode aumentar o valor do imóvel entre 10% e 30%

Vale mais

Um estudo feito nos Estados Unidos revela que o paisagismo pode aumentar de 10% a 30% o valor do imóvel. Um relatório da Global de Jardim, da Husqvarna, que ouviu cinco mil proprietários e 44 corretores imobiliários de nove países, revala que um jardim bem cuidado valoriza o imóvel em até 16%.

Segundo a paisagista Elaine Furtado Godoy, não é à toa que cresce a busca por projetos paisagísticos, que embelezam e valorizam o imóvel aos olhos dos potenciais compradores.

Ela diz que o estilo de jardim mais procurado é o de contemplação, em que se procura harmonizar plantas, formas, cheiros, sonoridade (o som de uma cascata, por exemplo) e que convida ao relaxamento.

Formada na Escola Paulista de Paisagismo e Instituto Brasileiro de Paisagismo, Elaine comenta que, embora o jardim cumpra várias funções em áreas interna ou externa, em Maringá, a busca pela belezas se sobressai. Os jardins tropicais são os mais apreciados. Neles são bem-vindos pedras, lagos ou fontes, sempre com a aparência e elementos mais naturais possíveis.

De acordo com a paisagista, espécies como palmeiras e agaves, que são resistentes ao sol, são bastante utilizadas nesse tipo de projeto. O cuidado na implantação é muito importante, mas a beleza do jardim vai depender da atenção que as plantas vão receber no dia a dia.


Paisagismo

O paisagismo é muito mais do que uma simples escolha de flores e plantas que vão compor o jardim do imóvel. É resultado de um planejamento minucioso, integrado ao projeto de arquitetura.O projeto paisagístico não contempla só o aspecto estético, mas o funcional. Ele tem de resultar em conforto e dar as condições necessárias para que os usuários do imóvel possam desenvolver as atividades na área externa, convidando e estimulando ao uso e a permanência na área.No processo de criação, o paisagista deve promover estudos sobre a escolha da vegetação que melhor se adapte ao clima e ao solo do jardim, a disponibilidade hídrica, além de todo conjunto de iluminação, cores, tamanho e área útil.Decks, pergolados, spas, entre outros também dão charme à área externa.

Fonte: O Diário | Maringa Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário