Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Português cria transporte que flutua sobre as nuvens

Português cria transporte que flutua sobre as nuvens

Todos já tivemos vontade de, uma vez na vida, fazer uma viagem sem destino ou horários rígidos. Foi a pensar nisso que Tiago Barros, um arquiteto português de sucesso no estrangeiro, projetou aquele que se considera ser o transporte mais sustentável de sempre, um género de zepelim que flutua sobre as nuvens à vontade do vento.

O Passing Cloud é um projeto, definitivamente, inovador. Numa altura em que o estilo de vida não deixa espaço para sair dos horários e da rotina, este transporte pretende mudar a forma como as viagens são vistas. A ideia é simples e já recebeu muitos aplausos no panorama internacional.

Este género de zepelim é constituído por um conjunto de vários balões que unidos formam uma nuvem. O Passing Cloud é constituido por uma estrutura de aço inoxidável coberta com tecido de nylon bastante pesado.

"Durante a viagem, ele move-se de acordo com a velocidade do vento predominante e a sua direção", explica o site do arquiteto. Apesar de o vento ser o motor do transporte, os passageiros usufruem de uma viagem calma, em que o vento não é sentido, parecendo que estão a flutuar.

"Porquê viajar a alta velocidade? Porquê ter o destino sempre definido? E porquê ter sempre as partidas e chegadas rigidamente programadas?". São estas as perguntas que o texto de apresentação usa para despertar os leitores. O Objetivo da Passing Cloud é fazer as pessoas reconsiderarem sobre o ato de viajar e começarem a desfrutar disso.

Mas esse não é o único interesse do autor. Criar um transporte eficiente e amigo do ambiente é um dos grandes motores da ideia. O Passing Cloud é um transporte inovador e muito sustentável que não requer autoestradas, nem emite CO2. Durante as viagens requer muito pouca energia, sendo quase como um elemento da natureza.
"A viagem torna-se o seu destino", é assim que o projeto é definido por Tiago Barros. O português trabalhou também em Londres no Research and Development – Advanced Modeling da Aedas Architects. Participou no investimento Abu Dhabi Investment Council Headquarters e fez parte da equipa do World Trade Center Memorial Museum.

Tiago tirou o bacharelato em Arquitetura na Universidade Lusíada, em Lisboa e continuou a sua formação no estrangeiro.

Para ver mais imagens do Passing Cloud visite o site do arquiteto, clicando aqui. 

Fonte: Boas Notícias | Um mundo em crescimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário