Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Escritório de arquitetura brasileiro recebe menção honrosa em concurso no Canadá

zerOgroup, em parceria com o uruguaio Fabrica de Paisaje, criou projeto de revitalização para corredor que liga o aeroporto de Montreal ao centro da cidade

Mauricio Lima


A Universidade de Montreal (Canadá), através do CPEUM (Chair in Landscape and Environmental Design at University of Montreal), divulgou o resultado do concurso internacional de ideias para a revitalização do corredor de 17 km entre o aeroporto internacional de Montreal e o centro da cidade. O escritório brasileiro zerOgroup, em parceria com o uruguaio Fabrica de Paisaje, recebeu uma das menções honrosas.
Divulgação: zerOgroup
O projeto dos sul-americanos considerou todo esse corredor como um sistema único, integrando a infraestrutura à paisagem e gerando uma "multiplicidade de ambientes". "Ao intensificar a condição natural da paisagem e a condição infraestrutural do território, o projeto procurou criar uma paisagem evolutiva e conectada entre si em seus diferentes níveis, através de um sistema não-linear de intervenções", diz o escritório.
Na rodovia, existiriam apenas duas pistas em cada sentido e uma pista que poderá ter seu fluxo alternado de acordo com a necessidade do trânsito. O projeto prevê também a instalação de uma linha de transporte público no corredor, além de criar e conectar passagens subterrâneas da cidade. Um dos destaques do projeto é um campo com hastes flexíveis de diferentes alturas, com pequenos bulbos de LED em suas extremidades superiores, que será o elemento conector horizontal. "Essas hastes geram uma cenografia que remete aos campos agrícolas tradicionais com tecnologia de ponta, gerando energia e iluminação para o corredor", diz o escritório.

As conexões transversais ao corredor foram feitas a partir de intervenções estratégicas. Os volumes de forma anelar funcionam como pontes e túneis que atravessam o corredor e interagem com os territórios vizinhos. Esses anéis tomam diferentes formas e configurações dependendo da sua localização no território.
Divulgação: zerOgroup
Divulgação: zerOgroup
Confira os vencedores, sem ordem de colocação:
Brown and Storey Architects

Divulgação: zerOgroup
Segundo o júri, a proposta foi escolhida pelo foco na densidade do corredor, com a utilização de um planejamento urbano coerente com o que existe nas regiões vizinhas, além da construção de áreas para habitação, escritórios e de recreação. "A preparação de uma estratégia para desse tipo poderia funcionar como suporte para que essa área se tornasse um espaço de desenvolvimento de toda a região", disse o júri.
Dlandstudio
Divulgação: zerOgroup
Nessa proposta, o júri julgou interessante a tentativa de projetar uma estratégia considerando tanto a rodovia em si quanto as áreas ao redor. Um dos destaques é a proposta para a articulação de questões como transporte público, hidrologia, vida animal, desenvolvimento urbano e geração de energia.
Gilles Hanicot

Divulgação: zerOgroup
Essa proposta propõe a instalação de um parque eólico ao longo do corredor. A energia gerada pelas usinas seria utilizada para a operação da própria infraestrutura. O projeto também divide o corredor em três partes: uma área industrial, onde ficariam as usinas, e duas áreas de alta densidade urbana, ocupando todo o espaço ao longo do corredor.

Menções Honrosas:
zerOgroup  e Fabrica de Paisaje - Brasil e Uruguai

Andrew Forster - Canadá
Catalyse Urbaine - Canadá
Clément Boitel - França
Dennis A. Winters - Canadá
Efoe Arnaud - França
Francesca Arici - Itália
Gerwin De Vries + Alexander Herrebout - Bélgica
Ghazal Jafari et Ali Fard - Canadá
Thibodeau - Canadá
Yvette Vasourkova - República Tcheca

Fonte: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário