zerOgroup, em parceria com o uruguaio Fabrica de Paisaje, criou projeto de revitalização para corredor que liga o aeroporto de Montreal ao centro da cidade
Mauricio Lima
A Universidade de Montreal (Canadá), através do CPEUM (Chair in Landscape and Environmental Design at University of Montreal), divulgou o resultado do concurso internacional de ideias para a revitalização do corredor de 17 km entre o aeroporto internacional de Montreal e o centro da cidade. O escritório brasileiro zerOgroup, em parceria com o uruguaio Fabrica de Paisaje, recebeu uma das menções honrosas.
O projeto dos sul-americanos considerou todo esse corredor como um sistema único, integrando a infraestrutura à paisagem e gerando uma "multiplicidade de ambientes". "Ao intensificar a condição natural da paisagem e a condição infraestrutural do território, o projeto procurou criar uma paisagem evolutiva e conectada entre si em seus diferentes níveis, através de um sistema não-linear de intervenções", diz o escritório.
Na rodovia, existiriam apenas duas pistas em cada sentido e uma pista que poderá ter seu fluxo alternado de acordo com a necessidade do trânsito. O projeto prevê também a instalação de uma linha de transporte público no corredor, além de criar e conectar passagens subterrâneas da cidade. Um dos destaques do projeto é um campo com hastes flexíveis de diferentes alturas, com pequenos bulbos de LED em suas extremidades superiores, que será o elemento conector horizontal. "Essas hastes geram uma cenografia que remete aos campos agrícolas tradicionais com tecnologia de ponta, gerando energia e iluminação para o corredor", diz o escritório.
As conexões transversais ao corredor foram feitas a partir de intervenções estratégicas. Os volumes de forma anelar funcionam como pontes e túneis que atravessam o corredor e interagem com os territórios vizinhos. Esses anéis tomam diferentes formas e configurações dependendo da sua localização no território.
Confira os vencedores, sem ordem de colocação:
Brown and Storey Architects
Segundo o júri, a proposta foi escolhida pelo foco na densidade do corredor, com a utilização de um planejamento urbano coerente com o que existe nas regiões vizinhas, além da construção de áreas para habitação, escritórios e de recreação. "A preparação de uma estratégia para desse tipo poderia funcionar como suporte para que essa área se tornasse um espaço de desenvolvimento de toda a região", disse o júri.
Dlandstudio
Nessa proposta, o júri julgou interessante a tentativa de projetar uma estratégia considerando tanto a rodovia em si quanto as áreas ao redor. Um dos destaques é a proposta para a articulação de questões como transporte público, hidrologia, vida animal, desenvolvimento urbano e geração de energia.
Gilles Hanicot
Essa proposta propõe a instalação de um parque eólico ao longo do corredor. A energia gerada pelas usinas seria utilizada para a operação da própria infraestrutura. O projeto também divide o corredor em três partes: uma área industrial, onde ficariam as usinas, e duas áreas de alta densidade urbana, ocupando todo o espaço ao longo do corredor.
Menções Honrosas:
zerOgroup e Fabrica de Paisaje - Brasil e Uruguai
A Universidade de Montreal (Canadá), através do CPEUM (Chair in Landscape and Environmental Design at University of Montreal), divulgou o resultado do concurso internacional de ideias para a revitalização do corredor de 17 km entre o aeroporto internacional de Montreal e o centro da cidade. O escritório brasileiro zerOgroup, em parceria com o uruguaio Fabrica de Paisaje, recebeu uma das menções honrosas.
Na rodovia, existiriam apenas duas pistas em cada sentido e uma pista que poderá ter seu fluxo alternado de acordo com a necessidade do trânsito. O projeto prevê também a instalação de uma linha de transporte público no corredor, além de criar e conectar passagens subterrâneas da cidade. Um dos destaques do projeto é um campo com hastes flexíveis de diferentes alturas, com pequenos bulbos de LED em suas extremidades superiores, que será o elemento conector horizontal. "Essas hastes geram uma cenografia que remete aos campos agrícolas tradicionais com tecnologia de ponta, gerando energia e iluminação para o corredor", diz o escritório.
As conexões transversais ao corredor foram feitas a partir de intervenções estratégicas. Os volumes de forma anelar funcionam como pontes e túneis que atravessam o corredor e interagem com os territórios vizinhos. Esses anéis tomam diferentes formas e configurações dependendo da sua localização no território.
Brown and Storey Architects
Dlandstudio
Gilles Hanicot
Menções Honrosas:
zerOgroup e Fabrica de Paisaje - Brasil e Uruguai
Andrew Forster - Canadá
Catalyse Urbaine - Canadá
Clément Boitel - França
Dennis A. Winters - Canadá
Efoe Arnaud - França
Francesca Arici - Itália
Gerwin De Vries + Alexander Herrebout - Bélgica
Ghazal Jafari et Ali Fard - Canadá
Thibodeau - Canadá
Yvette Vasourkova - República Tcheca
Fonte: PINIweb
Fonte: PINIweb
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