Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Setor imobiliário é discutido em encontro


O Sindicato de Comércio e Serviços do Mercado Imobiliário – Secovi/CE e representantes de instituições e empresas do setor reuniram-se na tarde de ontem (27/10), com a prefeita municipal, Luiziane Lins para apresentar propostas e fomentar o fórum de discussão permanente do mercado imobiliário. O encontro foi realizado durante um almoço, organizado pelo Secovi, no Paço Municipal.

"Esse momento é de grande importância para o setor imobiliário, que é a grande mola propulsora da economia. Com esse encontro queremos dar início a um relacionamento mais estreito com a Administração Municipal, pois acreditamos que muito mais podemos fazer se estivermos em diálogo com a prefeita”, disse o Presidente do Secovi, Sérgio Porto.

Entre os temas abordados, Sérgio Porto apresentou a proposta de criação da central de análises e aprovação de projetos, na qual reuniria todos os órgãos envolvidos na liberação dos processos legais de um empreendimento imobiliário. “Estamos para propor projetos para o município e o que precisamos é segurança jurídica e dar celeridade aos projetos”, explica Sérgio Porto.

O Presidente do Secovi apresentou ainda uma proposta de revisão do cone aéreo de Fortaleza para definir a altitude dos empreendimentos da capital cearense, pois “pelo cone aéreo, há áreas que só permitem prédios de até nove andares, enquanto em Fortaleza permitem até 22", disse Sérgio Porto.

Mas entre todas as propostas, o foco principal do encontro era fomentar o fórum de debates em torno do mercado imobiliário, que segundo Sérgio Porto será idealizado para reunir o maior número possível de representações, mesmo que posteriormente estude a possibilidade de formar uma comissão menor para dar procedência às reuniões periódicas do fórum.

Diante dos dados de avaliação do mercado imobiliário nos últimos 10 anos, apresentados pelo Secovi em audiência anterior ao encontro, a prefeita Luizianne Lins demonstrou interesse pelas propostas, afirmando que viabilizará em parceria com o Sindicato e assessoria técnica a criação da central de análises de empreendimentos e do fórum de discussão do mercado imobiliário, além de consultar os órgãos de regulação do espaço aéreo para avaliar de quem é a autoridade para legislar e regulamentar a altura dos empreendimentos.

Participaram do evento representantes de imobiliárias, loteadores, incorporadoras, flats, administradoras de condomínios, entre outras entidades representativas como IAB-CE, SINDUSCON, CRECI e SINDIMÓVEIS.

Fonte: Secovi -CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário