Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 20 de março de 2012

Construção do primeiro túnel da Via Expressa é adiada

Rita Brito

Construção do primeiro túnel da Via Expressa é adiadaA previsão dada pela Prefeitura era que a obra começasse até ontem, mas como o estudo de desvio de trânsito não foi concluído, a obra teve de ser adiada. Nova data deve ser anunciada até o fim deste mês

 
FOTO: SARA MAIA

Nada de novo - e de homens trabalhando no cruzamento das avenidas Almirante Henrique Saboia (Via Expressa) e Alberto Sá. O início das obras do túnel, planejado para começar até ontem, não aconteceu. O prazo foi dado pelo coordenador de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura (Cooperii), Geraldo Accioly, no início deste mês - mas dependia da conclusão do estudo de desvios do trânsito.

De acordo com Daniel Lustosa, coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) e um dos engenheiros responsáveis pelas obras de mobilidade da Prefeitura, esse planejamento ainda não foi concluído. “Nesse momento, a gente está finalizando esses estudos de análise para iniciar o desvio de tráfego até o fim do mês”. Conforme Daniel, também até o fim de março deverá ser divulgada a nova data para o início da obra.

Para a viabilização do túnel, imóveis do entorno terão de ser demolidos. Segundo Daniel Lustosa, o trabalho de desapropriação ficou a cargo do Governo.

O POVO entrou em contato com a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) para saber quantas casas seriam demolidas e quando esse trabalho seria iniciado, mas até o fechamento da matéria não houve resposta do órgão.

Impacto

Quem costuma passar pelo cruzamento com frequência elogia a futura obra. É o caso do motoboy Valdeci Paulino de Morais, 46. Ele, que trafega pela área durante toda a semana, pelo menos duas vezes por dia, acredita que, além diminuir o tráfego, o túnel também vai trazer outro benefício: diminuir o número de assaltos. “Os assaltos são mais por conta das paradas, e com o túnel você não vai ter de parar”, ressalta.

Entre os moradores do entorno as opiniões se dividem. O aposentado Manoel Morais, 80, que mora de aluguel há dois anos bem próximo ao cruzamento, diz que há mais ou menos dois meses a casa dele foi medida para avaliar o preço de uma possível indenização. Mesmo assim, ele não queria deixar o lugar. “Aqui é bom, né? Aí, pra onde é que eu vou?”, questiona-se.

Enquanto seu Francisco se ressente com a novidade, dona Alaíde Bezerra, 54, não faz muita questão de permanecer no local. Ela ainda não sabe se a casa dela será desapropriada, mas não se incomoda caso isso tenha de ocorrer. “Ou dando uma moradia, ou um dinheiro que dê pra comprar em outro canto, pra mim está bem”, afirma. Mesmo gostando da moradia, que “é perto de tudo”, ela não se sente segura. “Tem esse problema de assalto. Tem época aqui que só Jesus”.

ENTENDA A NOTÍCIA

O pacote de obras de mobilidade urbana da Prefeitura está previsto para ser concluído até agosto de 2013. Só na Via Expressa devem ser construídos três túneis nos cruzamentos com a Alberto Sá, Santos Dumont e Pe Antônio Tomás. A obra do primeiro foi adiada.

Confronto das ideias
Você é a favor da construção do túnel no cruzamento das avenidas Alberto Sá e Via Expressa?

SIM
A casa onde dona
Maria mora deve ser demolida para a viabilização do viaduto. Ela está ansiosa para se mudar. “Eu queria era sair daqui, estou feliz demais. É muita violência, ninguém pode mais nem sair de casa”.

Maria das Dores Diniz, 69, aposentada

NÃO
Dona Isaíra mora
se mostra contra a obra. “Vai ser ruim porque vai mexer com todo mundo aqui. Eu prefiro que fique do jeito que está, porque eu fico em um lugar onde eu posso pagar minhas contas. Eu não sei como vai ser a minha vida lá”.

Isaíra Pereira, 53, dona de casa

Saiba mais

A construção do túnel no cruzamento das avenidas Almirante Henrique Saboia (Via Expressa) e Alberto Sá faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana da Prefeitura para a Copa do Mundo de 2014.

Outros dois também estão previstos para os cruzamentos da Via Expressa com as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás.

O recurso total para o pacote de obras é de mais de R$ 260 milhões.
Já o prazo de conclusão é estimado para agosto de 2013.

Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário