Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 2 de março de 2012

Studio X Rio promove semana de debates sobre arquitetura

De 6 a 9 de março de 2012, no Rio de Janeiro, arquitetos nacionais e internacionais analisam a arquitetura e o urbanismo contemporâneos

Da redação da Revista AU

Proposta de novos espaços urbanos na Barra da Tijuca, o futuro do bairro, a interseção entre arquitetura, comunicação e novas tecnologias, e um filme sobre o edifício do HU (Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro) - que, cortado ao meio, tem uma de suas metades funcionando como hospital e a outra metade é ruína. As temáticas são muitas, mas se encontram em um propósito: discutir a arquitetura e o urbanismo de hoje, propor debates e fazer brotar novas ideias.

De 6 a 9 de março, arquitetos, urbanistas, designers e cineastas se reúnem no Rio de Janeiro para falar sobre a cidade. O projeto é do Studio X Rio, unidade carioca da rede global criada pela Faculdade de Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia. E é no Studio X Rio que o evento acontece, na praça Tiradentes, 48,
Centro. Contato: studioxrio@columbia.edu.

Confira a programação detalhada:

6 de março (terça)
19h30

Abertura da exposição Barra Megamix
A exposição apresenta visões sobre novas tipologias de espaço urbano para a Barra da Tijuca desenvolvidas por estudantes da Columbia University, utilizando como campo de provas o antigo parque de diversões Terra Encantada. O studio foi conduzido por Keith Kaseman e Raul Correa-Smith.

7 de março (quarta)
15h

Mesa redonda Visões sobre a Barra
A mesa redonda irá debater visões sobre o futuro da Barra da Tijuca, a partir das relações entre espaço público, ecologia e mobilidade.
Convidados:
Carlos Eduardo Nunes Ferreira (Unesa)
Carlos nesaVergara, artista plástico
Cláudia Franco Corrêa (UniverCidade)
Keith Kaseman (Studio Sangue Bom)
Raul Smith(Studio Sangue Bom)

Aberto ao público; inglês com tradução simultânea disponível

7 de março (quarta)
19h

Exibição do filme HU e debate com os diretores Pedro Urano e Joana Traub Cseko
"Um edifício partido ao meio: de um lado, o hospital; do outro, a ruína. E no horizonte, a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro, a saúde e educação públicas. Inteiramente filmado no monumental e apenas parcialmente ocupado prédio modernista do Hospital Universitário da UFRJ. Uma metáfora em concreto armado da esfera pública brasileira."
[doc | 78min | Brasil | 2011]
Convidados
Pedro Urano e Joana Traub Cseko, diretores
Cezar Migliorin (Universidade Federal Fluminense)

8 de março (quinta)
18h

Arquitetura hoje. Dia 1
Série de palestras com um panorama da produção arquitetônica global contemporânea.
Aberto ao público; inglês com tradução simultânea disponível

Blac. João Pedro Backhauser, Brasil. O escritório carioca BLAC, em parceria com arquiteto catalão Alonso Balaguer, venceu o concurso para a Vila de Mídia dos Jogos Olímpicos de 2016.

nArchitects Eric Bunge & Mimi Huong, Estados Unidos.  O nARCHITECTS traz uma aborgagem aberta para o processo de design, baseada na clareza conceitual e inovação tecnológica. Alguns de seus trabalhos incluem o Switch Building, em Nova York, e a instalação Canopy, no MoMA / P.S.1, como parte do Programa Jovens Arquitetos.

Juergen Mayer H., Alemanha. Juergen Mayer trabalha na interseção de arquitetura, comunicação e novas tecnologias. Projetos recentes incluem um centro de estudantes em Karlsruhe e a requalificação da Plaza de la Encarnacion em Sevilha, projeto também conhecido como Parasol Urbano.

9 de março (sexta)
18h

Arquitetura hoje. Dia 2
Série de palestras com um panorama da produção arquitetônica global contemporânea.

Aberto ao público; inglês com tradução simultânea disponível

Campo AUD, Brasil. CAMPO aud é um jovem escritório carioca que tem buscado novas metodologias de trabalho baseadas em ambientes de intensa colaboração e transdisciplinaridade, o que se reflete na composição de seus membros e nas diferentes escalas em que atua.

Fake Industries. Urtzi Grau, Estados Unidos. As cópias nos permitem explorar todo o potencial deixado inexplorado pela correria. O conhecimento pode ser público, porém nunca descoberto, se fragmentos independentemente criados não forem jamais recuperados, relacionados, ou reconceitualizados. Isso é o que fazemos. Não nos peça por coisas novas, nós copiamos.

Herreros Arquitectos. Juan Herreros, Espanha. Juan Herreros é diretor de Herreros Arquitectos e foi fundador do escritório Ábalos & Herreros. Atualmente é professor da Universidade Politécnica de Madri e da Universidade de Columbia. Entre seus projetos estão a Grand Tour, nas Ilhas Canárias, e o recente primeiro lugar no concurso Ágora Bogotá, na Colômbia.

Fonte: PiniWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário