Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Qual planejamento terá Fortaleza?


POLÍTICA 24/12/2012
Haverá fusões, extinções e remodelagens. Mas entre todas as novidades apresentadas no secretariado do futuro prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB/foto), a que mais chama a atenção responde pelo nome que, por incrível que pareça, se destaca pelo fato de ainda não existir no Município: planejamento. É um lamento e uma boa nova, ao mesmo tempo. 
 Planejamento é uma palavra conhecida por todos quantos abordam gestão pública. Lugar comum, está na boca de todo político. Principalmente dos que querem fazer média com a opinião pública. É muito fácil, simplesmente, dizer que no seu governo vai ser diferente nessa área. Funciona como um elixir. Inebria e ilude. Garante voto. Só que transformar tal licor em qualidade de vida não é fácil. Via de regra, a prática revela-se uma pegadinha político-eleitoreira. Por um motivo simples. Planejamento não é para todos. Requer muito empenho, visão de futuro e desprendimento. Coisa que, necessariamente, não está no DNA da maioria de nossos representantes. Neste espaço, o tema perpassou toda a gestão da petista Luizianne Lins.
Quantas vezes aqui não se falou da necessidade de um bom debate sobre vários temas, com perspectivas de médio e longo prazos. Enfim, a promessa de planejamento na administração de Fortaleza. Será? Confira nos próximo tópicos.
 COM QUE CARTAS EUDORO JOGARÁ? 
A equipe anunciada por RC trouxe a grande novidade, como já considerado acima, de um gabinete dedicado ao pensamento sobre a Cidade. Na cadeira de comando, Eudoro Santana (foto). Este colunista dispensa palavras sobre o futuro chefe do setor da administração que centralizará o conjunto do pensamento sobre a Cidade que queremos. Eudoro tem competência. Tem espírito público. Não é pouca coisa, nos dias de hoje. Isso basta? Claro que não. Nunca bastou.
 
O TAMANHO DO PLANEJADOR
A incógnita é: qual o tamanho, politicamente falando, desse secretário? Ele vai falar em nome de quem? Personificará o personagem com a visão de futuro de uma das maiores metrópoles do planeta? Isso não é fácil. Com que setores, produtivo, político, econômico, ambiental, cultural e tantos outros, Eudoro Santana vai lidar? Com que cartas irá jogar? O futuro secretário conhece o jogo. 

Um dos mais experientes políticos do nosso meio, dificilmente vai se surpreender com o que for colocado em sua mesa. Isso é bom? Sim e não. 

BOLA DIVIDIDA
Por um lado, o secretário do Planejamento do Município de Fortaleza saberá, exatamente, o que fazer e como proceder. Mas não nos iludamos. Bem-sucedido na vida pública, Eudoro não tem mais pretensões políticas. Portanto, não precisará se cacifar, cumprir missões ou fazer algum tipo de serviço em nome de quem quer que seja. Eudoro é um dos significados de seriedade. Uma pergunta: ele colocará esse patrimônio em jogo ou o arriscará em uma bola dividida.

SEM FORÇA, ATUAÇÃO PREOCUPA
Em tempo: a ida de Eudoro para um setor tão, aparentemente, central em qualquer governo, levantou alguns comentários nos bastidores. Um deles dava conta de que o gestor, vai, finalmente, colocar todo o seu currículo em em prol da metrópole. A outra linha de raciocínio, mais original e preocupante, dá conta de que o futuro gestor não goza de prestígio político no staff da Prefeitura de Fortaleza. Foi para lá mais por reconhecimento ou algum tipo de coroamento dos serviços prestados do que méritos políticos próprios. Se esta última aposta se concretizar, Eudoro entra na gestão Roberto Cláudio muito fraco. Nem precisa dizer que tipo de consequência isso poderá acarretar.

Erivaldo Carvalho
erivaldo@opovo.com.br
Jornalista, editor-adjunto do Núcleo de Conjuntura do O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário