Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Roberto Claudio debate Fortaleza com arquitetos e urbanistas


O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), realizou nesta terça-feira (11/12) mais um encontro para ouvir segmentos da cidade, desta vez com os arquitetos e urbanistas. O encontro ocorreu na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE) e contou também com diretores do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE).
A maior demanda do setor é a recriação efetiva de um instituto municipal que pense o planejamento da cidade
para médio e longo prazo. “Há uma obrigação na Constituição Federal de que o Plano Plurianual e o orçamento sejam subordinados ao Plano Diretor. Mas, no caso de Fortaleza não existe esse planejamento”, lamentou o presidente do CAU-CE, Luciano Guimarães, lembrando ainda que o Plano Diretor foi aprovado, mas nunca foi regulamentado.
Outra demanda dos arquitetos com relação à próxima gestão é que as grandes obras da Prefeitura sejam contratadas através de concursos de projetos entre os arquitetos e ainda que seja realizado concurso público para a contratação de mais profissionais para atuar na gestão municipal, com remuneração de acordo com o piso nacional da profissão. O presidente do IAB-CE, Odilo Almeida, defendeu que os arquitetos ofereçam contribuição na política de habitações populares e reiterou o compromisso da instituição “com a cidade e com a vontade de ajudar”.
Roberto Cláudio se comprometeu com a implantação do Instituto de Planejamento de Fortaleza , que deverá estar ligado à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente e será responsável por pensar o planejamento de Fortaleza nas mais diversas áreas. Ele reconheceu que é preciso ampliar o número de arquitetos e urbanistas através de concurso público.
O prefeito eleito falou, ainda, sobre a ideia de realizar um amplo estudo, com a ajuda dos arquitetos e urbanistas, para que seja estabelecido um novo modelo de gestão para as regionais, que respeite critérios da mobilidade urbana, identidade cultural entre os bairros e melhor distribuição dos serviços públicos.

Fonte: Diário do Nordeste / Caderno - Política
Publicado em 11/12/2012 - 20:52 por Roberto Moreira
http://blogs.diariodonordeste.com.br/robertomoreira/roberto-claudio-debate-fortaleza-com-arquitetos-e-urbanistas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário