Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Seminário Internacional do CAU/BR- Informe



Prezados(as) arquitetos(as),
Caros(as) amigos(as),

Participamos do Seminário Internacional promovido pelo CAU/BR- Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, no período de 05 a 07.12.2012, nas instalações do Memorial JK, em Brasilia-DF. Apresentamos a seguir um breve resumo como forma de prestação de contas e informação aos demais arquitetos que não puderam participar do evento.

O evento foi destinado aos Conselheiros do CAU Nacional e dos estados e contou com a participação de cerca de 105 conselheiros do CAU/BR e CAU's estaduais de todo o Brasil. A representação do CAU/CE foi constituída pelo Conselheiro Federal Napoleão Ferreira (que também é o 2o. Vice-presidente do CAU/BR), pelo presidente do CAU/CE Luciano Guimarães e pelos Conselheiros Estaduais Custodio Santos, Roberto Castelo, Marcus Lima, Carlos Augusto e Odilo Almeida.

O objetivo do Seminário foi promover a troca de experiências com os representantes de organizações profissionais de arquitetos de diversos países com o CAU (estiveram presentes representantes do Reino Unido, França, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal, Colômbia). Também estiveram presentes representantes de diversas entidades de arquitetos como UIA, FPAA, CIALP, IAB, FNA, ABEA, ABAP, dentre outros.

Na abertura do evento, o presidente do CAU/BR apresentou relatório das realizações do primeiro ano do conselho e do censo dos cerca dev80mil arquitetos brasileiros que já se recadastraram de um total de 100mil. Causou-nos a todos uma excelente impressão quanto ao alto nível de organização já conquistado pelo CAU nesse primeiro ano de sua instalação.

Os participantes trouxeram relevantes informações para fortalecimento do Conselho e para o bom cumprimento do seu papel social, tais como:
-Nos Estados Unidos cada um dos 50 estados tem uma legislação diferente para o exercício profissional da arquitetura. Mesmo assim, a AIA é uma entidade nacional com cerca de 85mil arquitetos filiados com forte influencia na regulação profissional;
-A França apresentou como experiência bem sucedida a obrigatoriedade de concursos públicos de projetos para obras publicas de valores elevados;
-A Colômbia está realizando uma das mais importantes experiencias de aplicação da arquitetura e urbanismo em políticas publicas de habitação de interesse social e desenvolvimento urbano;
-Em Portugal, a Ordem de Arquitetos está desenvolvendo, em parceria com o estado, uma política pública permanente de arquitetura e urbanismo para as cidades portuguesas.
-Diversas outras informações estarão disponíveis no sítio do CAU/BR na internet.

Os visitantes estrangeiros elogiaram a forma avançada e consistente como o CAU/BR está se estruturando e ressaltaram a grande oportunidade do Conselho de poder começar grande, utilizando-se das experiencias das entidades similares no mundo e dos modernos recursos tecnológicos.

Nossa avaliação é de que foi um dos mais importantes momentos vividos pela categoria de arquitetos no Brasil com vistas ao futuro da profissão. O CAU/BR já nasce maior que todos os Conselhos dos países convidados. O estudo das experiências internacionais ajudará na formação de uma entidade  sintonizada com o interesse social, com a adequada valorização profissional, com as novas tecnologias e com as tendências de desenvolvimento mundial.

Por fim, enaltecemos o elevado nível do debate e de compromisso dos visitantes internacionais e dos conselheiros do CAU de todo o país, que têm dedicado importantes esforços de seu trabalho voluntário, sem nenhuma remuneração (a não ser passagens e estadia) para a organização do Conselho. Enaltecemos o apoio dado pela categoria dos arquitetos que dá sustentação ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo e tem participado dos passos para a consolidação do Conselho em todos os estados.

Atenciosamente,

Odilo Almeida Filho
Conselheiro do CAU/CE
Vice-presidente Nacional do IAB para a Região Nordeste
Presidente do IAB-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário