Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sábado, 17 de janeiro de 2015

Imagine uma bela cidade

Imagine uma bela cidade: com ruas arborizadas, limpas e bem pavimentadas, praças conservadas, parques urbanos, rios, lagos e matas ciliares preservados, calçadas largas e acessíveis, sistema de transporte público em quantidade e qualidade, rede de ciclovias segura e abrangente, fiação elétrica subterrânea, bairros totalmente atendidos por redes de esgoto, drenagem e água potável.



Uma cidade sem favelas ou habitações precárias, com equipamentos de lazer, cultura, saúde e educação para todos. Gratuitos e de qualidade. Com o povo caminhando com segurança nas ruas e nos espaços públicos celebrando a vida, a saúde e a liberdade.

Uma cidade sem poluição visual, sem poluição da água, do ar, dos sons. Com coleta seletiva do lixo e sem gerar resíduos sólidos. Uma cidade que aproveite a energia limpa do sol e dos ventos para gerar energia elétrica. Uma cidade onde as moradias estejam próximas aos locais de comércio, às escolas, aos locais de trabalho. Uma cidade onde belos edifícios e monumentos componham uma deslumbrante paisagem urbana. Uma cidade que preserve o seu patrimônio histórico e, ao mesmo tempo, promova o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a criatividade do espírito humano.

Imaginou?

Essa cidade já existe, há séculos, na mente dos arquitetos e urbanistas. Algumas delas até já se tornaram realidade, pelos menos parcialmente. Como Maringá, no Paraná e Santiago de Compostela, na Espanha, cidades que conheci.

E como proporcionar a todos os seres humanos a oportunidade de viver em cidades assim? Como nossas sociedades podem evoluir para que os seus agentes públicos e privados promovam, geração em geração, essa cidade ideal?

Foi buscando essa resposta que as organizações profissionais dos arquitetos e urbanistas brasileiros (com destaque para o IAB) lutaram pelo surgimento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo- CAU, criado por lei federal em 2010, e presente em todos os estados brasileiros. Para servir como uma ferramenta da sociedade em prol da melhoria da qualidade dos espaços ocupados pelas atividades humanas. O CAU regulamenta, fiscaliza e promove a boa arquitetura, o planejamento urbano, a moradia de qualidade para todos, as melhores soluções para os projetos e obras públicas.

Para que todos continuemos imaginando e, ao mesmo tempo, construindo a cidade ideal para nós e para as futuras gerações.



Odilo Almeida Filho
odilo@metricaarquitetura.com.br

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-CE)

http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2015/01/14/noticiasjornalopiniao,3376817/imagine-uma-bela-cidade.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário