Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

​"Metrôs são, de longe, a melhor opção de transporte", diz John McAslan



Autor do projeto de requalificação, restauração e ampliação da estação de King's Cross - espécie de Central do Brasil londrina que foi reformada para as Olimpíadas de Londres -, o arquiteto John McAslan esteve esta semana no Rio para participar do seminário "Londres e Rio - Cidades Olímpicas", realizado pelo British Council em parceria com o IAB-RJ.

Não foi a primeira vez de McAslan no Brasil. O arquiteto toca no Rio o projeto da Escola Britânica, na Barra, e escolheu Paraty como destino de férias de sua família no Réveillon. Para a seção "5 Perguntas", ele falou de mobilidade, de suas impressões das escolhas brasileiras e de Paraty.

IAB: Metrô, trem ou BRT: qual a melhor solução para uma cidade como o Rio, onde impera o "rodoviarismo"?

Metrôs são, de longe, a melhor opção. Mas, claro, sua implementação é muito mais cara (custa pelo menos dez vezes mais que trens, por exemplo). Em contrapartida, mesmo sendo mais acessíveis, BRTs e trens também têm suas particularidades. De qualquer forma, carros devem ter seu uso restrito sempre que possível em todas as cidades.

IAB: Ciclovias podem ser uma boa alternativa em grandes cidades?

Acho que elas fazem muito sentido. Mas precisam de uma rede extensa e isso envolve uma série de questões, particularmente no que concerne à segurança dessas ciclovias.

IAB: Como o Sr. vê a ideia de um trem de alta velocidade ligando Rio e São Paulo?

Para mim, o maior benefício de um trem de alta velocidade é servir a regiões que possam se beneficiar economicamente com isso. A ligação de Londres com Birmingham e Manchester (a chamada High Speed 2, que está sendo planejada para ser implantada até 2032), por exemplo, faz sentido porque vai beneficiar as cidades ao norte de Londres. Mas não entendo uma ligação entre as duas cidades mais ricas do país, como Rio e São Paulo, a não ser que isso traga benefícios econômicos para além dessas duas capitais.

IAB: Você esteve em Paraty para o Réveillon. Quais suas impressões sobre a cidade histórica?

Paraty tem um meio ambiente tão bonito quanto frágil, com uma necessidade premente de se pensar como melhorar sua infraestrutura e proteger esse ambiente.

IAB: Gostaria de trabalhar num projeto para Paraty?

Sim, gostaria de participar de algum projeto relativo à conservação de Paraty. Acho que um dos elementos chaves para qualquer projeto na região seria remover os estacionamentos do centro histórico e melhorar a mobilidade da cidade. 
 
 
Fonte:http://www.iab.org.br/noticias/metros-sao-de-longe-melhor-opcao-de-transporte-diz-john-mcaslan

Nenhum comentário:

Postar um comentário