Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

segunda-feira, 2 de março de 2015

Desaparecidos

Romeu Duarte 02/03/2015

Desaparecidos

notícia 0 comentários
Compartilhar

Meu senhor, este é meu filho. Quando saiu de casa tinha 36 anos. Hoje, se estiver vivo, deve estar com quase 40. Não sei onde ele anda, dele nunca mais tive notícia. Um vão de escada, a laje de um viaduto, a sombra de um pé-de-pau pode hoje ser a sua vivenda. Nunca fez nada, era uma esponja, bebia muito. Quieto, calado, ali na dele, sempre de calção e nu da cintura para cima. Quando chovia, era uma festa: corria para a primeira bica e se danava a tomar banho, a cana e a seriguela de uma banda. De repente, parou de beber, pareceu ter tomado tento. Que nada, desequilibrou-se, desaprumou-se, sumiu. Foi visto pela última vez pulando o muro lá de casa, vestindo um paletó surrado do finado pai dele. Quando era errado, era certo, quando se acertou, lascou-se.

Meu senhor, esta é minha irmã. Muito magra, muito nervosa, religiosa ao extremo, passava o dia trancada no quarto. Dizia que homem era a imagem do cão na Terra, não podia ver um que começava a ter urticárias horríveis. Jurava que a morada da gente vivia cheia de macho no rastro dela. Debaixo da cama, atrás do armário, dentro do baú, em todo canto tinha uma cabra disposto a lhe agarrar e fazer mal. Pobrezinha, nunca vai saber o quanto isso é bom. Passou a ter surtos psicóticos frequentes, nos quais se machucava bastante. Uma tarde, ninguém viu como, meteu-se dentro de um pote e de lá não queria mais sair. Foi preciso quebrar o bicho para tirar ela de lá. Num descuido meu, deu o pira vestida de mecânico. Seis meses que não ouço a fala dela. Arre, como dói.

Meu senhor, este é meu pai. Jamais o vi ao vivo, só em fotografia e esta aqui já está bem sambada. Fugiu com a minha velha para se casar, prometendo paraísos e delícias. Arrancharam-se em Pacatuba, no mocó de um parente dele, fez um bucho nela (eu) e aí a coisa azedou. Começou a dizer que tinha mais o que fazer, que o casamento lhe tirava a liberdade. Era ver aquele personagem do Moreira Campos, que vim a conhecer mais tarde na faculdade: “não tenho paciência de ser preso”. Numa terça-feira de Carnaval, anoiteceu, mas não amanheceu. Pegou o beco rumo ao oco do mundo. Pouco tempo depois, nasci, órfão sem sê-lo. Diz o povo que ele mora no Crato, tem família, comércio, vive bem. Queria encontrá-lo para dizer: “Meu pai, te amo, canalha!”.

Meu senhor, esta é a minha mãe. Linda ela, não? Faz mais de três anos que não a vejo. Papai teve vergonha de vir e me pediu para estar aqui. Ela o abandonou e a nós, uma ruma de menino, por um sujeito aí, um cara estribado. Soubemos que os dois arribaram para Cajazeiras, na Paraíba, e lá ela logo tratou de botar um outro belo par de chifres no safado, indo embora com mais um pé-de-pano. Depois disso, nem o cheiro. Vaidosa e de gênio difícil, dizia que homem com ela era ali, debaixo de ordem, peia e galha. Papai, manso, só ouvia, talvez já sabendo o que lhe aguardava. Gostava do cafuné que ela fazia em mim na rede para eu dormir. Quando ela se mandou, pensei que fosse meu fim. Aí, será que ter saudade, sentir falta de quem é ruim, é amar este alguém?

Não, não tenho a menor ideia de onde, neste momento, essas pessoas se encontram. Onde estão vocês, desaparecidos, é a pergunta que não quer calar. O achar essa turma, geralmente andrajosa e de paradeiro incerto e não sabido, é movido por propósitos diversos. Ajuste de contas, cobranças, carências, o cipoal dos afetos e ódios, quem dera conhecer o que se passa nesses corações e mentes aflitos que enchem a tela da minha TV. Importa também atinar com o que faz um cristão a se picar da vida que levava. Escapar de um inferno particular? Ser outro, com novos rosto e corpo? Inventar uma segunda chance para si, mesmo que provisória? Vingança? Ah, humanidade, como tu dás trabalho. Lá fora, a chuva alaga a cidade precária e enche açudes.


Fonte:http://www.opovo.com.br/app/colunas/romeuduarte/2015/03/02/noticiasromeuduarte,3400200/desaparecidos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário