Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Prédio pode passar por revitalização

Proprietários solicitam à Prefeitura obras de revitalização, preservando as características originais

Os apartamentos do edifício têm portas e janelas fechadas com paredes de tijolos devido à insegurança na região. Conforme um dos donos, apenas seis famílias ainda ocupam o prédio
Foto: Daniel Aragão
O histórico Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema e que abrigou também o Iracema Plaza Hotel, está fechando suas portas para ganhar uma nova vida em suas instalações. Proprietários e inquilinos que ainda residem no prédio de estrutura condenada estão se retirando, com muita resistência, do local.
A edificação que enche os olhos de arquitetos, engenheiros, turistas e curiosos pelo seu designer arrojado e de vanguarda, está passando por um processo de solicitação, na Prefeitura de Fortaleza, de obras de revitalização, para manter suas características de hotel e condomínio residencial. Segundo um dos proprietários, Francisco Philomeno Júnior, o projeto apresentado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) é para que o empreendimento seja preservado com suas características originais.
O edifício de arquitetura inspirada em hotéis luxuosos de Miami Beach, nos Estados Unidos, foi construído em 1951 para ser o primeiro prédio da orla de Fortaleza. O empreendimento foi idealizado para desenvolver atividades de hotel, condomínio residencial e comercial em meio às casas e à faixa de praia.
Entretanto, a situação não é das melhores. Com entradas voltadas para as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar, bem próximo ao calçadão, o prédio está tendo portas e janelas dos apartamentos fechadas com paredes de tijolos devido à insegurança na região. "Usuários de drogas e moradores de ruas estão ocupando os espaços, por isso, a necessidade de uma intervenção mais rápida", destacou o proprietário. Philomeno afirmou que o prédio será cercado por medida de segurança, para manter a integridade dos atuais moradores, bem como a estrutura do prédio.
De acordo com um dos proprietários, apenas seis famílias estão morando nos apartamentos. Nas sacadas da edificação é possível visualizar roupas estendidas e antenas de TV a cabo.
Outro problema visível é o alto número de instalações irregulares de energia elétrica que saem dos postes até o circuito elétrico dos apartamentos. Um emaranhando de fios desencapados e sem a devida proteção está suspenso sobre o edifício.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e a Secretaria Executiva Regional (SER II) solicitou, em 2014 e 2015, a desocupação de forma imediata dos moradores e a reforma em caráter de urgência do local, pois a estrutura física do prédio está comprometida. Uma assembleia com os moradores e inquilinos já foi realizada, na qual foi acertada a saída de todos. De acordo um dos proprietários, mesmo com placas de "aluga-se" o prédio está desativado.
O andar térreo do hotel já abrigou, em décadas passadas, o restaurante "Panela", uma das cozinhas mais renomadas da cidade, além de pontos comerciais, como locadora de veículos, mas que logo saíram do local, devido à má estrutura do prédio.
O edifício foi tombado de forma provisória pela Prefeitura em 2006, por meio do Decreto Municipal 11.960/06, e o processo ainda segue. Conforme a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a lei diz que qualquer tipo de obra ou reparo em patrimônio, que esteja em processo de tombamento ou tombado, só pode ser realizada com a prévia aprovação da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural.
Projeto
A Secultfor informou que nenhuma obra é realizada no local que seja do conhecimento ou aprovado pela Prefeitura. Recentemente, a Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secultfor recebeu um projeto para construção de um hotel, além da reforma e ampliação do edifício, mas ainda está sendo avaliado e, em seguida, um parecer técnico será encaminhado para apreciação do Conselho de Preservação de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic).
O pedido de tombamento foi feito, e o processo aberto já protege de antemão o bem. Para a proteção definitiva, é necessária a apresentação da instrução de tombamento no Comphic para apreciação. O escritório do proprietário da edificação relatou que o prédio não está sendo vendido e não sofre qualquer tipo de intervenção que venha ferir a lei.
Fique por dentro
Edifício foi um dos primeiros da orla da Capital
Inaugurado em 1951, o Edifício São Pedro foi o primeiro da orla marítima de Fortaleza. O prédio foi construído com alvenaria e tem a estrutura parecida com a de um navio. Ele abrigava o Iracema Plaza Hotel.
No ano de sua inauguração, a imobiliária Pedro Philomeno Gomes estava construindo dois prédios: o Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, e o Edifício Philomeno, no Centro. Mas, devido a um grande evento que iria ocorrer na cidade e à falta de local para abrigar os visitantes, o governador pediu que parte dos prédios fosse transformada em hotel. Assim, o Edifício Philomeno Gomes passou a se chamar Lord Hotel, e o Edifício São Pedro, Iracema Plaza Hotel. Ambos operavam 50% como hotel e 50% como residencial e comercial.


Fonte:Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário