Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 26 de maio de 2015

IAB-RJ publica versão digital do livro Cidade Sustentável



O livro “Cidade Sustentável – Expressão do Século XXI”, publicado no início deste mês pelo IAB-RJ, encontra-se disponível na internet. A obra reúne o conteúdo produzido pelas conferências e mesas-redondas da série de encontros realizados pelo Instituto de Arquitetos em 2012, no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. A publicação está disponível abaixo e no site do IAB-RJ.


Assim como a conferência, o livro “Cidade Sustentável – Expressão do século XXI” é dividido em dois módulos: Projetos e Conferência. Segundo a organizadora dos encontros e da publicação, Fabiana Izaga, a segmentação teve o intuito de fomentar os debates sobre as maneiras pelas quais as metrópoles podem enfrentar os temas que hoje envolvem os problemas da sustentabilidade.




O módulo de Projetos se apresentou como fórum preparatório da Conferência. Organizados em três blocos – transporte coletivo Prefeitura do Rio de Janeiro, urbanização de favelas e projetos da paisagem – os projetos de arquitetura e urbanismo expuseram temas decisivos para as nossas cidades.

Participaram desse primeiro módulo Carlos Eduardo Maiolino e Luiz Gustavo Barreto, que apresentaram as novas intervenções no transporte público propostas pela Prefeitura do Rio. O projeto do veículo leve sob trilhos (VLT) foi apresentado por Gisele Raymundo. A urbanização de favelas foi discutida pelos arquitetos Pablo Benetti, Solange Carvalho e Marcos Boldarin, e pelo sociólogo Marcelo Burgos. Os projetos de paisagem foram discutidos pelo arquiteto Nelson Saraiva, através do Plano de Urbanização do Litoral de Santa Catarina, e pelo geógrafo Rafael Winter Ribeiro.

A conferência foi organizada em três eixos temáticos: mobilidade urbana, habitação e ambiente. Em cada eixo, foram apresentados estudos técnicos encomendados pelo Ministério das Cidades aos pesquisadores Leo Heller (UFMG), Vanderley John (POLI-UPS), João Whitaker (LABHAB-UPS) e Rômulo Orrico (Coppe-UFRJ).

O livro conta também com os debates realizados pelas mesas redondas, que integraram a programação da conferência. As discussões buscaram reunir gestores públicos (Felipe Leal, da Prefeitura da Cidade do México; Marilene Ramos, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Inês Magalhães, do Ministério das Cidades; e Antonio Augusto Veríssimo, da Prefeitura do Rio), pesquisadores e profissionais (Maria Teresa Serra, consultora; Andrés Borthagaray, Universidad General Sarmiento, Argentina; Juan Carlos Dexter, Pontifícia Universidad Católica del Peru) para, ao mesmo tempo, aprofundar e ampliar o debate.

Com textos de Larissa Morais e Rosa Lima, o livro tem 100 páginas e, além da cobertura completa do evento “Cidade Sustentável – Expressão do século XXI”, traz entrevistas com o arquiteto dinamarquês e professor emérito da Escola de Arquitetura de Copenhague, Jan Gehl, com a Secretária da Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, e com um dos mais respeitados especialistas em mobilidade urbana da atualidade, Manuel Herce Vallejo.
Fonte : IAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário