Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

terça-feira, 2 de junho de 2015

AMC recebe visita técnica para elaboração de plano de segurança viária

Segundo a ONU, todos os dias, os acidentes de trânsito matam mais de 3.500 pessoas e ferem milhares de outras no mundo
A Global Road Safety Partnership objetiva traçar ações de curto, médio e longo prazos para reverter a tendência crescente de fatalidades no trânsito
Visando à redução de acidentes fatais e com vítimas feridas, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) recebeu, nesta segunda-feira (01/06), a visita do consultor técnico da Global Road Safety Partnership (GRSP) Luiz Otávio Miranda. A empresa é uma das parceiras do Programa de Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies, uma instituição filantrópica com sede em Nova Iorque que objetiva traçar ações de curto, médio e longo prazos para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves no trânsito.
O encontro com o efetivo operacional e diretoria do órgão buscou fazer um diagnóstico da estrutura da Autarquia e identificar, neste primeiro momento, as necessidades de capacitação dos agentes de trânsito com foco nos principais fatores de risco para ocorrência de lesões e mortes no trânsito. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), todos os dias, os acidentes de trânsito matam mais de 3.500 pessoas e ferem milhares de outras no mundo.
Na oportunidade, foram apresentadas as funções desenvolvidas pelos setores de engenharia, educação, operação e fiscalização da AMC. Complementando a parte prática, o consultor acompanhou atividades em campo, como o atendimento às ocorrências e apreensão de veículos estacionados irregularmente na Aldeota. “Tanto a estrutura quanto a capacidade técnica demonstrada atenderam as expectativas. Os processos de gestão são bem constituídos e isso vai facilitar o aperfeiçoamento do plano que iremos elaborar, considerando a qualificação dos agentes e o fortalecimento das articulações com os demais órgãos de trânsito”, avalia.
O diagnóstico subsidiará um plano de trabalho que será encaminhado para a Bloomberg implementar ao longo de cinco anos. Segundo o engenheiro e diretor de Trânsito, Arcelino Lima, a situação é alarmante e a soma de esforços é imprescindível para a ampliação da segurança viária. “O nosso desafio é reduzir a mortalidade no trânsito, trabalhando em conjunto para coibir, principalmente, o abuso de bebidas alcoólicas e o excesso de velocidade que são os principais responsáveis pela severidade dos acidentes”, esclarece.
Programa de Segurança Viária
Fortaleza foi uma das dez cidades selecionadas em todo o mundo para participar do programa, que oferecerá à Capital uma assistência técnica de especialistas globais em segurança viária, inclusive com treinamento para agentes e setores de inteligência do trânsito, campanhas educativas, ações de redução de acidentes, estímulo ao uso de bicicletas nos deslocamentos urbanos e aos BRTs – Bus Rapid Transit.
Ao todo, 20 cidades em todo o mundo com mais de dois milhões de habitantes e localizadas em países em desenvolvimento se inscreveram para participar do programa, mas apenas 10 foram selecionadas. Na América Latina, além de Fortaleza, também foram selecionadas São Paulo e Bogotá, capital da Colômbia. Outras cidades escolhidas foram Accra, em Gana; Addis Ababa, na Etiópia; Bandung, na Indonésia; Bangkok, na Tailândia; Ho Chi Minh, no Vietnã; Xangai, na China; e Mumbai, na Índia.
Ao longo de cinco anos, o programa vai investir US$ 125 milhões na parceria com as 10 cidades. A parceria visa a disseminar melhores práticas em segurança viária entre as cidades que hoje sofrem com os acidentes de trânsito que terminam por se transformar em um problema de saúde pública.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza / AMC
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário