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quarta-feira, 15 de julho de 2015

Aplicativo para smartphones informa chegada de ônibus em tempo real


Organizar a rotina sem depender da imprevisibilidade do sistema de transporte urbano é uma realidade que já pode ser experimentada em Fortaleza por smartphone. O aplicativo Meu Ônibus, lançado pela Prefeitura na manhã de ontem, permite que usuários do serviço acompanhem, em tempo real, a chegada dos ônibus aos pontos de parada. 
O aplicativo deve funcionar nos sistemas operacionais Android e iOS. Por enquanto, apenas usuários do primeiro sistema conseguem fazer o download. Até o fim deste mês, a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) garante que ele estará operando em ambas as plataformas.

A base de dados do sistema será atualizada automaticamente “a cada mudança de instalação de abrigos, de placas ou de prolongamentos de uma linha”, assegura o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira Silva.

Sobre relatos de atrasos nas linhas, Ferreira acredita estarem diminuindo à medida que são implantadas faixas para ônibus. “Tínhamos um atraso imenso nas linhas da (avenida) Dom Luís, uma vez que o quadro de horários não conseguia ser atendido em função da falta de priorização do transporte coletivo”, exemplificou.

Expectativa
Em 2013, de acordo com a Etufor, 39,3% da população exigia que a tabela de horários fosse disponibilizada no interior dos ônibus ou nos pontos de parada. Com o aplicativo, é possível verificar, em tempo real, tanto os horários em que chegam as linhas, como os itinerários de cada uma. A ideia é proporcionar praticidade para que se minimize “o estigma de que é um transporte sem qualidade”, comentou o secretário executivo da SCSP, Luiz Alberto Sabóia.

Usuários de ônibus esperam que o aplicativo seja eficaz e que diminua, de fato, os desgastes físicos e psicológicos causados pelo costumeiro atraso dos ônibus. “Para quem tem celular, vai ajudar bastante a se organizar”, comentou o ator Péricles Davi, 30. Já para passageiros como a auxiliar de enfermagem Silvânia Duarte, 60, que não tem o hábito de utilizar smartphone, não deve mudar muita coisa. “Não tenho muita paciência (para o aparelho)”, disse.

Problema
Ontem, por volta das 18h30min, a mensagem “não foi possível localizar pontos no endereço pesquisado” apareceu nos smartphones de quatro repórteres do O POVO: três estavam na Redação e outro estava em outro ponto da avenida Aguanambi. A assessoria de comunicação da Etufor informou que, neste horário, nenhum problema foi registrado no sistema, mas que, nesses casos, a recomendação é aguardar que o aplicativo retorne à normalidade. 

Saiba mais


Perfil de Fortaleza
Diariamente, 1,2 milhão de pessoas utilizam transporte público em Fortaleza. A frota de 2.252 veículos da Capital atende a 317 linhas de ônibus que passam pelos 4.783 pontos de parada existentes.

Wi-fi
A possibilidade de oferecer rede wi-fi nos pontos de parada de ônibus é algo que “só cobriria Fortaleza em médio a longo prazo”, de acordo com João Pupo, secretário da Conservação e Serviços Públicos. A tecnologia facilitaria o acesso ao aplicativo, apontaram
alguns usuários.

Piloto
A fase de teste do Meu Ônibus deve durar 90 dias. Após esse prazo, a Prefeitura deve incorporar novas funcionalidades ao aplicativo, como indicação de rotas, alertas e recarga do Bilhete Único.

Serviço
Sugestões ou reclamações sobre o aplicativo e o transporte público, entre em contato com a Prefeitura pelo número 156.


Fonte: O Povo

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