Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Infraestrutura será determinante para escolha do CE, diz TAM


O governador Camilo Santana (PT), os senadores José Pimentel (PT), Tasso Jereissati (PSDB), Eunício Oliveira (PMDB) e o secretário de infraestrutura do Ceará, André Facó, se reuniram com a presidente da TAM, Claudia Sender, ontem, em São Paulo.

Depois da conversa, que levou cerca de uma hora, a empresa afirmou por nota que “infraestrutura” e “competitividade de custos” serão fatores determinantes para a escolha da cidade que receberá o centro de conexões (hub) da companhia aérea. Além de Fortaleza, disputam o equipamento Natal e Recife.

Questionada sobre o teor da conversa entre governador, bancada cearense no Senado e a presidente da empresa, 

a assessoria da TAM se limitou a afirmar que mantém contato permanente com os três estados e que o estudo de viabilidade das localidades está em análise, podendo ser definido até o final do ano.

Esse foi o primeiro encontro do qual participaram Camilo e Eunício, adversários nas últimas eleições ao governo do Estado. 

As negociações são mais uma etapa na estratégia suprapartidária que pretende atrair o hub para o Ceará.

A rodada sucede o lançamento da campanha “Todos pelo hub da TAM”, no último dia 22 de junho. Realizado no Palácio da Abolição, o encontro reuniu sociedade civil, políticos de várias legendas e empresários.

Exigências
O senador petista José Pimentel afirmou que, para instalar o hub, é preciso uma série de medidas complementares. Uma delas é ampliar o quadro de gestores da Anac. Segundo ele, são necessários mais dois diretores. 

“Os nomes estão no Senado e queremos aprová-los o mais rápido possível. Não teremos dificuldade”, garantiu.

Outro item é a construção de mais uma pista para o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Pimentel afirmou que essas questões deverão ser discutidas na próxima semana, em reunião entre os senadores cearenses e o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.

O senador Eunício Oliveira mostrou-se otimista depois da conversa com a presidente da TAM. No entanto, o parlamentar questiona o valor cobrado de ICMS no Ceará. De acordo com Eunício, o tributo é um dos mais “mais altos” do País.

“Questionei sobre os prazos. Ela (Claudia Sender) respondeu que a decisão será tomada até dezembro e que querem começar a operação no final de 2016. Isso é bom porque seria rápido, mas é ruim porque precisaremos fazer a estruturação (do aeroporto), que não foi feita desde a Copa”, respondeu o senador.

A assessoria do governo do Estado afirmou que Camilo Santana apresentou na reunião a decisão da concessão do aeroporto de Fortaleza, o que garantiria os investimentos necessários.

A medida teria sido vista com “bons olhos” pela presidente da empresa, já que um dos principais questionamentos feitos seria em relação à infraestrutura aeroportuária.

O hub representa investimento de R$ 4 bilhões. Quando instalado, deve promover a geração de 10 mil empregos. 

Parlamentares e gestores estaduais, que disputam o investimento, tentam usar a influência em Brasília para vencer a disputa.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário