Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Prefeitura divulga mundialmente ações do Paitt


Até o final do ano, Fortaleza vai reduzir 422 mil toneladas de gás carbônico com a ampliação da faixa exclusiva de ônibus para 122 km e da implantação de mais 20 estações do Bicicletar, informou Patrícia Macedo, secretária de relações internacionais da Prefeitura de Fortaleza durante Painel na Cúpula Mundial do Clima e Territórios, em Lyon, na França. As ações fazem parte do Plano de Ações Imediatas em Trânsito e Transporte de Fortaleza (Paitt) e têm auxiliado na redução da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE).

[saibamais 1]
Segundo Patrícia, os números são importantes e excelentes se comparados a grandes centros, como Bogotá (Colômbia), que criou o sistema TransMilenio. O evento promoveu workshops simultâneos e Fortaleza (Brasil), Nice (França) e Smila (Índia), por serem cidades que recebem grande fluxo de turistas nas férias, analisaram os desafios das mudanças dos modais de carros particulares para outros modos de transportes.

Ao todo, 80 governos municipais e representantes de instituições do terceiro setor de todo o mundo se reuniram para discutir estratégias de combate às mudanças climáticas. Fortaleza estava entre as quatro cidades do Brasil convidadas para participar do evento pelos Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) e pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Emissões
Hoje, 61% das emissões de poluentes em Fortaleza são oriundas dos mais de um milhão de veículos que circulam pela Cidade. De acordo com Patrícia, o uso do transporte público, especialmente o ônibus, diminui, em média, entre 40 e 50 carros nas ruas a cada 80 pessoas. 

E o Paitt desenvolve ações para reverter esse quadro.

Além das faixas exclusivas para ônibus e o sistema de bicicletas compartilhadas Bicicletar, existem outras ações iniciadas como a implantação do bilhete único e os binários. Procurado, o coordenador do Paitt, Luiz Alberto Sabóia, não pôde falar a respeito.

Saiba mais

O Paitt

Fortaleza possui 40 estações de bicicletas e 98 km de faixas exclusivas de ônibus.

A Cúpula Mundial sobre Mudanças Climáticas é um evento preparatório para a COP21, maior conferência sobre mudanças climáticas do mundo organizada pelas Nações Unidas.

A COP21 acontecerá em Paris (França) entre os meses de novembro e dezembro. A principal questão será a assinatura de um Memorando de Entendimento segundo o qual os signatários se comprometem em limitar as emissões de gás carbônico.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário