Endereço: Av. Carapinima, 2425 - Benfica |Cep: 60015-290 - Fortaleza - CE |Tel: (85) 3283.5454 / 88973480
Email: iabce@iabce.org.br| Site oficial do IAB-CE | Página Facebook | Perfil Facebook | Twitter

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Tombamento do Museu da Imagem e do Som é aprovado


Em reunião ontem, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural (Coepa) decidiu a favor do tombamento provisório do prédio do Museu da Imagem e do Som (MIS), equipamento que fica no Meireles. A partir de agora, o imóvel fica tombado por até um ano, prazo definido para apresentação e votação de estudo acerca da edificação pelo Coepa.

Durante a reunião também foi aprovada a abertura de estudos para o tombamento definitivo do prédio, que abriga o equipamento público de cultura desde agosto de 1996.

Presidido atualmente pelo professor e sociólogo Dilmar Miranda, o MIS passa, ao longo dos últimos anos, por problemas estruturais no prédio, como infiltrações, reboco caído, além de mofo e pouco espaço para o acervo, cujo levantamento segue impreciso. O prédio foi projetado por José Barros Maia e construído em 1951 para ser residência do senador Fausto Augusto Borges Cabral.

Saiba mais

A reunião do Coepa também colocou em pauta o pedido de tombamento estadual do prédio onde funcionou por muitos anos o Colégio Marista Cearense, local que hoje abriga uma universidade.
 
A edificação, no Centro, já é tombada pelo Município, porém alguns conselheiros defendem que o imóvel também seja protegido pelo Estado, considerando a relevância de memórias e de registros do Ceará que o lugar guarda.

Como o tema não é unânime, a decisão foi adiada. Na próxima reunião do Coepa, será apresentado um relatório sobre a pertinência ou não do tombamento.
 
Ontem ainda foi apresentada ao colegiado a nova titular da Coordenadoria de Patrimônio Histórico Cultural (Cophac), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Carolina Ruoso. Ela é doutoranda em História da Arte na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário